Rondônia, - 11:52

 

Você está no caderno - Porto Velho
Sebrae incentiva o turismo
Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing
Vinte pescadores concluíram o curso de condutores de pesca esportiva e vão atuar profissionalmente na região
Publicado Segunda-Feira, 14 de Maio de 2018, às 18:18 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=348444&codDep=27" data-text="Sebrae incentiva turismo e abraça o projeto Porto Velho Sport Fishing
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

Dizer que em Porto Velho, a capital de Rondônia, os rios estão para peixe não é um exagero: são mais de 800 espécies catalogadas, a maior ictiofauna biogeográfica do planeta. Daí surgiu a ideia de um projeto para valorizar esse potencial e o primeiro passo, ou melhor, o primeiro arranque já foi dado: cerca de 20 pescadores realizaram o curso de condutor de pesca esportiva, que teve duração de 30 horas. A cerimônia de entrega dos certificados do curso – que faz parte do projeto Porto Velho Sport Fishing – aconteceu na tarde da última sexta-feira (11) no pátio do Porto Organizado, às margens do rio Madeira.

Compareceram ao evento representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rondônia; do governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo; da Federação do Comércio de Rondônia (Comércio/RO); do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade do Estado de Rondônia (Conetur/RO), da Assembleia Legislativa (ALE), da prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semdestur); do Sindicado das Distribuidoras de Bebidas (Sindber); e do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Juntos, deram início ao projeto que tem por objetivo tornar Porto Velho a capital nacional da pesca esportiva.

“É um celeiro que precisamos potencializar e fazer se desenvolver. Para isso, nada melhor do que termos uma integração institucional, foi um alinhamento perfeito para o plano de desenvolvimento do turismo de Porto Velho. E aqui é uma capital rica em peixes e em potencial, trazendo pescadores para nossa região não só do Brasil, mas de outras partes do mundo. É com essa finalidade que nós do Sebrae estamos promovendo e incentivando que Porto Velho é a capital nacional da pesca esportiva”, afirmou Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, a capital está pronta para receber os turistas. “Foi realizada uma pesquisa em parceria com o Sebrae, na qual foi apontada essa modalidade – a pesca esportiva – como sendo um grande potencial para que o turismo da região cresça, pois temos muitas belezas naturais, muitos rios, e eu acredito que a capital está preparada para atrair turistas do interior do estado de Rondônia, do Brasil e até de outros países”, disse.

“A ideia surgiu de alguns empresários do ramo da pesca que, liderados pelo Cláudio do Bingool Club, procuraram a Fecomércio, vendo a potencialidade de Porto Velho em se tornar a capital da pesca devido à variedade de espécies que temos de peixes. Então, prontamente a federação buscou parcerias – primeiramente o Sebrae, que é a entidade especializada na formação de empreendedores – e com isso nós fomos agregando governo do estado, Assembleia Legislativa e prefeitura de Porto Velho, entre outros, e hoje estamos aqui, dando os primeiros certificados a esses pescadores que agora estão preparados para atender esse turista da pesca esportiva”, concluiu Raniery Araújo Coelho, presidente da Fecomércio/RO.

Cláudio Hikague é empresário do ramo náutico na capital e é um dos idealizadores do projeto. “Nós temos o rio Madeira a nosso favor, nós temos uma cidade com infraestrutura, aeroportuária, hotéis, restaurantes. Por que não trazer o turista para explorar? Então, idealizamos a pesca esportiva. Trouxe um profissional da área, Nelson Nakamura, que hoje está aqui nos prestigiando, para dar uma opinião franca sobre a viabilidade do projeto e ele aprovou, então começamos a procurar autoridades no setor e estou vendo esse sonho se concretizando, isso me enche de orgulho”, afirmou.

Nelson Nakamura é um dos pescadores mais influentes do Brasil. O especialista conhece bem o potencial da nossa região. “Além do potencial, Porto Velho tem uma grande vantagem, as muitas espécies que podemos encontrar nos rios da região. Para quem quer pescar peixes de couro, é só jogar a anzol bem na frente da cidade; para quem gosta de um tucunaré ou jatuarana, vai sentido lago de Samuel, Cutia, que ficam bem próximos. Ou seja, a pessoa vai pela manhã, volta à tarde e faz uma excelente pescaria”, falou, entusiasmado.

Paulo Robson é um dos 20 pescadores que agora é condutor de pesca esportiva credenciado. “Nasci e me criei na beira desse rio e esse sempre foi meu sonho, poder levar meus conhecimentos de forma profissional a quem também é amante da pesca, assim como eu. Abracei essa ideia porque o turismo hoje desenvolve renda e nós temos um ecossistema muito favorável para esse esporte. Hoje o rio Madeira é um dos principais afluentes do Brasil, com a maior biodiversidade de peixes do mundo, então foi uma forma boa que tiveram de explorar o que temos em abundância, que são peixes e belezas naturais”, concluiu.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site <www.sebrae.ro> ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho


Secretária Municipal de Saúde repudia violência contra médico
Dr. Roberval, como é conhecido, é querido pelos profissionais da classe e também dos colegas de trabalho, na unidade onde fica durante o dia e realiza plantões durante a noite....


Prefeitura da capital instala um quilômetro de cabos e ilumina trecho da rua da Beira
Ação vai beneficiar os acadêmicos e todas as pessoas que utilizam paradas de ônibus naquele trecho durante a noite...


Deputados vão escolher nome do novo prédio da Assembleia por enquete na internet
A estrutura comportará todos os gabinetes e departamentos da ALE em um único local, reduzindo custos com alugueis e energia, por exemplo. ...


Banda da Polícia Militar é homenageada na ALERO
O deputado Lazinho da Fetagro lamentou a saída do colega parlamentar e ressaltou que é necessário um representante da classe....

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE