Rondônia, - 16:00

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
vídeo documentário sobre a cultura indígena
Agentes Culturais de Vilhena produzem vídeo documentário sobre a cultura indígena
O vídeo foi produzido por agentes culturais de Vilhena, Washington Kuipers,  Marcio Guilhermon e Andréia Machado e foi lançado há poucos dias na aldeia Aroeira Central.
Publicado Quinta-Feira, 3 de Maio de 2018, às 07:46 | Fonte Assessoria 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=347915&codDep=38" data-text="Agentes Culturais de Vilhena produzem vídeo documentário sobre a cultura indígena
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

O vídeo documentário “Os Nambiquara e o Ritual da Menina-moça” será exibido nos municípios de Ji-Paraná, Pimenteiras do Oeste e na capital de Rondônia, Porto Velho. O curta metragem foi contemplado com o prêmio de vídeo documentário “Lidio Sohn” do Governo de Rondônia.

 

O vídeo foi produzido por agentes culturais de Vilhena, Washington Kuipers,  Marcio Guilhermon e Andréia Machado e foi lançado há poucos dias na aldeia Aroeira Central. O lançamento contou com presença do governador, Daniel Pereira, e do superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes.

 

O curta metragem retrata o ritual da menina-moça praticado há muitos anos pelos indígenas Nambiquara que povoam Rondônia. “O documentário tem a duração de 27 minutos e retrata o rito de passagem da vida das meninas para mulher, onde toda a aldeia se junta para comemorar essa nova fase da vida delas, mantendo viva a cultura Nambiquara”, destacou Washington Kuipers.

 

A jornalista Andréia Machado destaca a importância do apoio do Governo de Rondônia para a produção da obra. “Só temos motivos para agradecer ao governo estadual por lançar os editais de apoio da cultura local. Muito obrigada, isso faz toda a diferença na valorização da cultura rondoniense” afirmou Andréia Machado.  

 

O documentário foi selecionado Prêmio Lídio Sohn, promovido pelo Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). O prêmio tem como objetivo incentivar a produção artística no campo audiovisual da história e arte recente do estado de Rondônia. Ao todo foram selecionados quatro projetos com o tema “Memória e Cultura Rondoniense”.

 

O produtor cultural Marcio Guilhermon informou que o vídeo documentário será apresentado nas escolas Aluízio Ferreira de Ji-Paraná, Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste e Araujo Lima de Porto Velho. “Além da exibição vamos oferecer oficinas de audiovisual e rodas de conversa nestes municípios, tudo com objetivo de incentivar a produção de cinema em Rondônia”, destacou Marcio Guilhermon.

 

 

Confira a agenda de exibição do documentário:

 

Nesta quinta-feira, 3, o filme será exibido às 10h para os alunos da escola Aluízio Ferreira de Ji-Paraná.

Já na sexta-feira, 4, o documentário será apresentado as 14h aos da escola Araujo Lima de Porto Velho.

Na segunda-feira, 7, os alunos da escola Paulo Freire de Pimenteiras do Oeste vão poder assistir o curta metragem.





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Amazônia


Antropólogo destaca conquistas de índios ticuna do Alto Solimões
João Pacheco de Oliveira, que participa do I Congresso Internacional sobre Povos Indígenas em Fronteiras Amazônicas, realiza trabalhos com etnia desde 1974...


Exército e PF tiram 1.900 garimpeiros de terra ianomâmi
Operação em Roraima apreendeu veículos e 750 kg de ouro em três meses de atividade ...


Governo prepara MP como opção se leilão da Amazonas Energia fracassar
O governo federal estuda publicar, ainda esta semana, uma medida provisória (MP) autorizando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a escolher uma empresa do setor elétrico para administrar a distribuidora Amazonas Energia a partir de 1º de...


Comunicadores indígenas contra as fake news
Em tempos de proliferação de notícias falsas via redes sociais e ameaças aos povos da floresta, Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro traça estratégia para narrar suas próprias histórias...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE