Rondônia, - 09:24

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
COMBATE AO CÂNCER
Carreta da Mulher realiza mais de 4 mil atendimentos em 2017
Publicado Quarta-Feira, 10 de Janeiro de 2018, às 17:27 | Fonte Governo de Roraima 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=341100&codDep=71" data-text="Carreta da Mulher realiza mais de 4 mil atendimentos em 2017
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

SECOM RR Foto: Secom-RR

 

Em 2017, a Carreta de Saúde da Mulher possibilitou um grande avanço no combate ao câncer de mama, realizando 4.168 atendimentos por todo o Estado. A ação possibilitou que milhares de mulheres tivessem um acesso facilitado aos exames preventivos, possibilitando diagnósticos mais precoces e aumentando as chances de cura.

Em seis meses, foram realizadas 1.649 mamografias e 2.519 ultrassonografias na unidade móvel. Os atendimentos já foram retomados e seguirão um cronograma ao longo do ano.

A moradora da região periférica de Boa Vista chamada de João de Barro, Alcilene Nunes, nunca tinha feito uma mamografia, embora sentisse muita dor no seio. “Eu procurei uma unidade de saúde, mas com a carreta finalmente tive essa oportunidade”, contou.

Conforme a diretora de Políticas Oncológicas da Sesau, Lidiane Lorenzoni, a Carreta levou atendimentos de saúde para 14 municípios, e para regiões mais distantes da capital, como o João de Barro, Pedra Pintada, Monte das Oliveiras e Jardim das Copaíbas.  “A ação chegou aos bairros, municípios e comunidades mais distantes e desassistidas. Muitas moradoras nunca haviam tido a oportunidade de fazer uma mamografia”, explicou.

Lidiane reforçou que o câncer de mama tem cura em até 98% dos casos se detectado na fase inicial e o diagnóstico precoce pode evitar a retirada do seio ou que o caso evolua para óbito.

ATENDIMENTO – Além de seguir um cronograma próprio, que está sendo definido, a Carreta de Saúde da Mulher também participa das ações Caravana do Povo e Caravana da Mulher que são coordenadas pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), e já auxiliou também as principais unidades na capital como o Centro de Referência da Saúde da Mulher e Clínica Especializada Coronel Mota.

Os exames de ultrassonografia ficam prontos na hora e são entregues diretamente aos usuários. Os resultados das mamografias são encaminhados ao Centro de Referência de Saúde da Mulher, pois caso seja detectada alguma alteração, o Centro faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento.

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Região Norte


Governo declara Terra Indígena de dois milhões de hectares no norte do Pará
Área consolida cinturão de proteção socioambiental no norte da Amazônia e atende a reivindicação de pelo menos oito comunidades indígenas...


Operação Hospitator apura fraudes em licitações no Pará
Receita Federal, Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal deflagraram no dia (20) a Operação Hospitator, com o objetivo de apurar fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos das áreas d...


Museu Emílio Goeldi, do Pará, quase fechou por falta de recursos
Como ocorreu com todos os órgãos federais, sofreu um contingenciamento de cerca 40%, que ameaçou o funcionamento de duas de suas quatro bases em outubro...


Consideradas extintas na RMB, ararajubas são soltas no Parque Utinga
As aves não eram avistadas na Região Metropolitana de Belém a mais de 60 anos....

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE