Rondônia, - 10:45

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
notícias da justiça e do direito
Exposição de trabalhador a calor excessivo gera adicional de insalubridade, confirma a 2ª Turma do TRT14
Publicado Quarta-Feira, 6 de Dezembro de 2017, às 13:32 | Fonte da Redação 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339676&codDep=35" data-text="Exposição de trabalhador a calor excessivo gera adicional de insalubridade, confirma a 2ª Turma do TRT14
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) manteve a decisão da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes (RO) que condenou a parte reclamada Walberto Costa Fernandes ao pagamento do adicional de insalubridade no importe de 20% sobre o salário mínimo ao empregado que foi exposto a calor excessivo. O percentual será relativo ao período contratual, com reflexos nas verbas do aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS mais multa de 40%.

 

De acordo com a relatora, desembargadora Vania Abensur, a conduta é ilegal por atribuir, sem disponibilizar equipamentos de proteção ao trabalhador, um ambiente insalubre em grau médio, por ter sido exposto a carga solar cujo índice ultrapassou o limite de tolerância para as atividades moderadas, conforme a Norma Regulamentadora 15 atividades e Operações Insalubres (NR- 15) e, ainda, por ter sido exposto a agentes químicos, como comprovou a perícia.

 

Por meio de laudo pericial concluiu-se pelos fundamentos técnicos e legais que o trabalhador faz jus ao adicional de insalubridade em grau médio (20%), agente calor -  NR-15, o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG) mensurado ultrapassou o limite de tolerância para as atividades desenvolvidas sob carga solar e agentes químicos - NR-15 - Emprego de defensivos organofosforados cuja avaliação é qualitativa e não requer mensuração dos níveis de concentração do agente. 

 

A relatora ressaltou em seu voto que a decisão está em sintonia com o atual entendimento firmado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

 

A decisão é passível de recurso.

 

(Processo de nº 0000440-26.2016.5.14.0032)

 

 

-- 

 

Assessoria de Comunicação Social -

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC)





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


Jaru: DPE-RO consegue leite especial para criança com grave intolerância alimentar
Ao tomar conhecimento do caso, a equipe da DPE-RO, constatou que a situação do pequeno Lucas, de apenas 4 meses de vida, era gravíssima, e que o pequeno corria risco de vida, caso não fosse atendido a tempo....


Concurso de estágio no MPF: inscrições prorrogadas até 11 de outubro, próxima quinta-feira
Vagas de estágio são para Administração, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Informática...


Projeto Miracema: Jaci-Paraná recebe equipe do 2º Juizado da Infância e da Juventude
O projeto Miracema, desenvolvido por profissionais da equipe psicossocial do 2º Juizado da Infância e da Juventude realizou, de 11 a 14 de setembro, no Distrito de Jaci-Paraná, ações de conscientização sobre as garantias legais previstas no Estatut...


TJPA orienta escola sobre abuso infantil
Projeto visitará instituição de ensino no bairro da Sacramenta, em Belém...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE