Rondônia, - 15:35

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
SAÚDE
Projeto “Beradeiro” mostra quadro preocupante de doenças transmissíveis
O webdocumentário gravado no distrito de Calama, em outubro, é o primeiro da segunda temporada de vídeos que serão lançados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), sobre trabalhos em municípios de todos os estados do país.
Publicado Terça-Feira, 5 de Dezembro de 2017, às 18:53 | Fonte Semusa 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339668&codDep=69" data-text="Projeto “Beradeiro” mostra quadro preocupante de doenças transmissíveis
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

 

O webdocumentário gravado no distrito de Calama, em outubro, é o primeiro da segunda temporada de vídeos que serão lançados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conasems), sobre trabalhos em municípios de todos os estados do país. O projeto idealizado em 2015 é coordenado pelo diretor da Atenção Básica de Porto Velho, o enfermeiro Marcuce Antônio Miranda dos Santos, que com o apoio de uma equipe multiprofissional, desenvolve um conjunto de ações nas áreas de educação, promoção e diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST junto às comunidades de adolescentes e jovens das áreas rurais da cidade de Porto Velho.

A equipe visitou os distritos de São Carlos, Jaci-Paraná, Santa Rita, Terra Santa e Calama onde foram realizados mais de 1.380 testes rápidos, sendo detectado 16 casos de sífilis, 3 casos de HIV, 10 casos de hepatite B e 5 casos de hepatite C. Entre os 345 usuários abordados, 84,3% são do sexo feminino, com idade acima de 40 anos. Chama atenção entre o número de pessoas abordadas até o momento é que 208 realizaram o teste pela primeira vez e destes 81% disseram não usar preservativo em suas relações sexuais.

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o coordenador do projeto, “Neste tipo de ação, o diagnóstico consiste em um pano de fundo da estratégia já que as atividades educativas e de promoção da saúde desenvolvidas junto aos adolescentes, geram uma nova concepção acerca das práticas sexuais protegidas entre o público jovem destas localidades, o que acarretará em uma redução da epidemia das IST no município de Porto Velho”.

O documentário é fruto de uma premiação recebida pelo projeto na 14ª edição da ‘Mostra Brasil aqui tem SUS’, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e foi lançado no dia 30 de novembro na reunião da Comissão intergestora tripartite ligada ao Ministério da Saúde no último dia trinta de novembro em Brasília.

Fonte: Semusa

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


O Centro de Convivência do Idoso tem programação especial toda sexta-feira
Som ao vivo, dança, jogos e muita diversão. ...


Rede de drenagem na avenida 7 de Setembro é desobstruída pela Prefeitura
A rede de drenagem da região central de Porto Velho, principalmente nas proximidades do setor comercial, está constantemente recebendo as equipes de limpeza e de engenharia da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), isto porque as tub...


Secretária de Saúde da capital faz balanço de sua administração durante reunião com vereador
As ações colocadas em prática pela secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, que assumiu a pasta há pouco mais de um mês, foi tema da reunião entre a gestora da saúde e o vereador Márcio Oliveira, que esteve na secretaria na manhã desta sexta-f...


Tacacá Musical reúne os melhores tacacazeiros da capital toda quarta
O projeto Tacacá Musical, da Prefeitura de Porto Velho, que acontece às quartas-feiras, a partir das 17 horas, no Mercado Cultural de Porto Velho, no centro da cidade, reúne os melhores tacacazeiros da cidade para comercialização de pratos típicos ...

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE