Rondônia, - 12:18

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
Acesso ao ensino médio
Promotores públicos conhecem o Sistema Educacional Interativo
Publicado Terça-Feira, 5 de Dezembro de 2017, às 11:44 | Fonte Governo do Pará 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339627&codDep=71" data-text="Promotores públicos conhecem o Sistema Educacional Interativo
  
  WhatsApp - (69) 9 9967-8787
 

A Seduc expôs a membros do Ministério Público do Estado e ao Fórum Paraense de Educação do Campo, a implantação do Sistema Educacional Interativo

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) expôs nesta segunda-feira (4), a membros do Ministério Público do Estado e ao Fórum Paraense de Educação do Campo, a implantação do Sistema Educacional Interativo (SEI), que visa proporcionar aos estudantes de regiões de difícil acesso no Estado o ingresso no ensino médio.

A reunião ocorreu na sede do Ministério Público, em Belém, e contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Hage, e da promotora pública Adriana Simões, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAO- Cidadania), do Ministério Público. Promotores de Justiça com atuação em municípios paraenses também participaram da reunião.

Ana Claudia Hage destacou que a Seduc conta com uma estrutura de 600 mil alunos em 1.000 escolas. Nesse contexto, o SEI desponta como uma ferramenta inovadora para enfrentar a necessidade de expansão da oferta do ensino médio em um estado com vasto território e localidades de difícil acesso. O SEI faz parte do conjunto de ações do Programa de Melhoria da Qualidade e Expansão da Cobertura da Educação Básica, desenvolvido pela Seduc, com patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Oposto ao modelo do ensino a distância, o SEI terá professores ministrantes, distribuídos nas aulas em um Centro de Mídias já instalado em Belém. As aulas serão enriquecidas com conteúdos produzidos especificamente para as aulas. E nas salas que receberão as aulas via satélite, em localidades do interior, os alunos contarão com um professor que intermediará a comunicação com o Centro de Mídias.

Coube à coordenadora do SEI, Márcia Ribeiro, mostrar as vantagens do sistema, previsto para entrar em funcionamento em 2018. O SEI tem como referência o sistema implantado nos estados do Amazonas, Maranhão, Rondônia, Piauí, Tocantins, Bahia e Minas Gerais.

No Pará, a meta é atender 15 mil estudantes em 145 localidades. Na primeira etapa, o SEI funcionará em 61 pontos de 17 municípios, cujas prefeituras já firmaram convênio com a Seduc. Esses 61 pontos de recepção de aulas têm capacidade para atender 06 mil alunos.

Interação - Com aulas diárias, para cumprir os 200 dias letivos e contemplar estudantes nos três anos do ensino médio, o SEI contará com três professores à disposição dos alunos durante a aula: um no estúdio, um em sala de aula e outro em um chat (interagindo online com estudantes e professores). “O primeiro ponto nesse processo é a inclusão dos estudantes de localidades de difícil acesso”, destacou a secretária Ana Claudia Hage.

Os dirigentes e técnicos da Seduc e do Conselho Estadual de Educação (CEE) responderam a questionamentos dos promotores e educadores na reunião. Ao final do encontro, os promotores Adriana Simões e Frederico Freire, do município de Abaetetuba (região nordeste), registraram documentação e informações que a Seduc apresentará ao Ministério Público como parte das discussões entre as partes envolvidas no processo.

Também representaram a Seduc o secretário adjunto de Ensino, José Roberto Silva, e a diretora de Ensino Médio, Joseane Figueiredo.

Por Eduardo Rocha

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Região Norte


Conselho dos Direitos Humanos disponibiliza Plano Estadual para contribuições da população
O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Tocantins (CEDDH/TO) está disponibilizando o Plano Estadual de Direitos Humanos para que a população tocantinense possa participar do seu processo de construção, que seguirá a mesma estrutura do...


Estudantes da rede pública estadual conhecem o universo da ópera
Durante cerca de uma hora, na tarde desta sexta-feira, 23, mais de quinhentos estudantes da rede pública estadual tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da ópera, tendo como palco um dos mais importantes monumentos da cap...


Depois de oito anos, Mafir volta abater suínos
Sem abater suínos por oito anos, o Mafir (Matadouro Frigorífico Industrial de Roraima) conseguiu o SIE (Selo de Inspeção Estadual) para realizar o serviço em Roraima. ...


Escolas estaduais participam do Dia D sobre a Base Nacional Comum Curricular
Escolas estaduais de Macapá e Santana participaram de um amplo debate sobre a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na última semana....

 
 
 

 

Ads Emro Noticias 1


 


::: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE