Rondônia, - 17:40

 

Você está no caderno - Notícias da Região Norte
CULTURA
Programa Catalendas vira livro editado pela Imprensa Oficial
Publicado Sexta-Feira, 1 de Dezembro de 2017, às 10:36 | Fonte Governo do Pará 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=339454&codDep=71" data-text="Programa Catalendas vira livro editado pela Imprensa Oficial
  
  WhatsApp - (69) 9201-1314
 

Divulgação - Internet

 

Criado para ser um programa televisivo para crianças, o Catalendas, produzido em 1999 pela TV Cultura do Pará, extrapolou as fronteiras de seus objetivos e ganhou uma versão em livro, de autoria da jornalista e pesquisadora Jorgelene Santos. Editado e produzido pela Imprensa Oficial do Estado (IOE), o livro será lançado neste sábado, 2, às 18h, no X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém.

Resultado da dissertação de mestrado defendida pela jornalista em 2008, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – área de concentração Antropologia Social – do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, a obra também revela o interesse da autora em revelar um lado afetivo com a prática comum na infância, que era o ato de ouvir histórias. “Minha mãe foi uma grande contadora de histórias e a primeira que conheci”, pontuou a pesquisadora.

Jorgelene recorda que o primeiro contato direto com o Catalendas como programa da TV foi em uma apresentação pública numa escola de Ensino Fundamental de Belém. “Fiquei muito impressionada com o encantamento das crianças e poucas vezes tinha visto um programa de TV mobilizar tanto as crianças. Elas ficavam quase imóveis para assistir e, além disso, conheciam os personagens, as histórias e chamavam-nos pelos nomes, com uma intimidade que só a pureza das crianças tem”, relatou.

Roger Paes, diretor do programa, relembra na apresentação do livro como tudo começou: “No início da produção, nossa preocupação foi tratar nosso público alvo de maneira criativa e honesta, seduzindo uma geração acostumada a efeitos digitais e linguagens dinâmicas. Nossa tarefa não foi fácil. Durante um ano experimentando, seguimos acreditando nas mágicas do afetivo teatro de bonecos e adaptando esse universo para o técnico e frio estúdio de TV. Duas formas distintas de comunicação precisavam dialogar e assim atrair a atenção infantil”, descreveu Paes.

Santos disse que foi necessário adaptar a linguagem acadêmica para a linguagem literária, o que resultou em um novo produto: o livro. “E aí entra o trabalho e o apoio dos técnicos da IOE, sem o qual o livro não estaria sendo lançado agora”, afirmou.

“Estou feliz e muito grata a todos da IOE que me proporcionaram essa grande alegria de ver o livro ser publicado, de ver minha pesquisa para além do repositório eletrônico da biblioteca da UFPA. Creio que o livro vai contribuir para a compreensão e para o trabalho dos professores da educação infantil ou mesmo daqueles que se interessam pelo universo de contação de histórias; assim todo o esforço terá valido a pena”, reflete Santos.

Serviço:
Catalendas
Data: 2 de dezembro de 2017
Hora: 18h
Local: X Salão do Livro do Baixo Amazonas, em Santarém
Entrada Franca

Por Ronaldo Quadros

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Notícias da Região Norte


Segurança realiza revista geral no maior presídio do Estado
...


SSP-AM monta stand no III Congresso Amazônico de Gestores Públicos no TCE-AM
...


TecnoAgro oferece qualificação para trabalhadores rurais
...


Cantata de Natal retorna nesta quinta com programação especial
...

 
 
 

 



 


::: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE