Rondônia, - 04:22
   

 

Você está no caderno - Porto Velho - Prefeitura Notícias
ILUMINAÇÃO
Adequação à legislação contribuirá para melhoria da iluminação pública
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) tem a expectativa de dobrar sua arrecadação a partir deste ano com a criação da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip).
Publicado Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2017, às 10:38 | Fonte Emdur / Fotos: Arquivo 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=337273&codDep=69" data-text="Adequação à legislação contribuirá para melhoria da iluminação pública
  
  WhatsApp - (69) 9201-1314
 

 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) tem a expectativa de dobrar sua arrecadação a partir deste ano com a criação da Contribuição para Custeio de Iluminação Pública (Cosip). Esse incremento será possível com a adequação feita que tornou mais justa a cobrança da taxa, deixando de penalizar os pequenos consumidores e taxando mais o alto consumo.

“A forma como vinha sendo cobrada a taxa de iluminação pública em Porto Velho era ilegal, tanto que a OAB entrou com uma ação de inconstitucionalidade questionando a cobrança. O valor da taxa era calculado em cima do quilowatts consumido mensalmente pelo imóvel e abrangia todos os consumidores indistintamente, não distinguindo pequenos e médios consumidores”, explica o diretor-presidente da Emdur, Breno Mendes.

Com a criação da Cosip, a prefeitura adequou a taxa criando faixas de consumo, de acordo com o que estabelece a legislação brasileira. Além de tornar a cobrança mais justa, também foram criadas faixas de isenção. Não pagarão mais a taxa de iluminação pública os consumidores na faixa de consumo que vai de 0 Kw/mês a 30 Kw/mês, para residências urbanas e de 0 Kw/mês a 100 Kw/mês, para imóveis rurais.

“São cerca de 39 mil consumidores que deixarão de pagar a taxa de iluminação pública e que antes não tinham direito a esse benefício. Essa era uma distorção que já perdurava anos e que foi corrigida agora pelo prefeito dr Hildon Chaves. Com a adequação, quem consome mais, vai pagar mais e quem consome menos, pagará menos. Essa, com certeza, é a forma mais justa e correta”, disse.

INVESTIMENTO

Breno Mendes explicou ainda que dos cerca de R$ 1 milhão que a Emdur arrecada mensalmente, 80% é destinado ao pagamento da energia elétrica fornecida pela Eletrobras para a iluminação pública da cidade. Dos 20% sobram, parte é destinada ao pagamento da folha dos servidores e o restante é utilizado nos investimentos necessários que a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano realiza na cidade.

Mesmo com pouco recurso para investir, a Emdur tem conseguido avançar levando iluminação pública onde antes não havia o serviço e recuperando os pontos danificados. Com forte determinação do prefefito dr Hildon Chaves, a iluminação pública está chegando ou sendo ampliada em Extrema, Nova Califórnia, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, União Bandeirantes, Rio Pardo, Jacy-Paraná, Calama, Nazaré e São Carlos, além de comunidades rurais.

Entre implantação, recuperação e manutenção, a Emdur tem 22 mil pontos a serem trabalhados na cidade. Alguns deles, como a Estrada dos Periquitos, Estrada da Penal, que nunca tiveram iluminação pública, um trecho do bairro Industrial, Estrada do Belmont, entre outros, passarão a receber iluminação pública com a execução dos projetos elaborados pela empresa pública.

“É intenção do prefeito dr Hildon é modernizar todo o sistema de iluminação pública da cidade. Seguindo essa determinação, já estamos fazendo a substituição de lâmpadas para melhorar a iluminação. Onde há luz amarela, estamos trocando pela branca e onde há branca, estamos substituindo por lâmpadas de LED. É um trabalho árduo, mas na medida do possível, estamos conseguindo vencer as dificuldades”, avaliou Breno mendes.

 

 

Fonte: Emdur|Fotos: Arquivo

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Porto Velho - Prefeitura Notícias


Agência de Desenvolvimento articula agilização de licenciamento ambiental
O prazo de licenciamento ambiental pode ser reduzido de 45 para até cinco dias...


Porto Velho:Centro de Artes e Esportes Unificados é entregue com festa na zona leste
Uma grande mobilização aconteceu a tarde com apresentações de dança, música, jogos e brincadeiras...


Fundo tem R$ 4,5 mi para investir em programas sociais
Recursos que estavam acumulados serão aplicados, entre outros, no programa Bolsa Família ...


Capital: Ipam inicia Censo Cadastral a partir desta quinta-feira
As informações cadastrais são essenciais para realização do cálculo atuarial do instituto...

 

::: Informe Publicitário :::

::: EMRONDONIA.COM - 2017 ::: PORTAL DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
jornal@emrondonia.com
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.
 
 

 



 


::: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE