Rondônia, - 14:23
   

 

Você está no caderno - Variedades
Variedades
Conheça o mais novo dinossauro ‘blindado’
Publicado Sábado, 12 de Agosto de 2017, às 12:15 | Fonte Veja.com 0
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=334499&codDep=52" data-text="Conheça o mais novo dinossauro ‘blindado’
  
  WhatsApp - (69) 9201-1314
 

 

Dinossauro armadura

O novo dinossauro possuía uma pele completamente encouraçada. (Royal Tyrell Museum of Palaeontoloy/Reprodução)

 

 

 

 

 

Um novo estudo revela que um fóssil encontrado no Canadá em 2011 é de uma nova espécie e gênero de dinossauro “blindado”. Batizado de Borealopelta markmitchelli, o animal que viveu há 110 milhões de anos possuía uma pele completamente encouraçada.

“Entre os dinossauros, era o equivalente a um tanque de guerra”, disse um dos autores do estudo, Caleb Brown, do Museu Royal Tyrrell, em Alberta, no Canadá. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira na revista científica Current Biology.

Dinossauro “blindado”

A análise feita pelos cientistas mostrou que o Borealopelta tinha 5,5 metros de comprimento e pesava mais de 1,3 tonelada. Ele pertencia à família dos nodossauros, grandes quadrúpedes herbívoros blindados que viveram no período Cretáceo (de 145 milhões a 65 milhões de anos atrás).

Todas as conclusões se basearam na análise da pele do animal. Segundo Brown, o extraordinário estado de conservação dos fósseis chamou a atenção dos pesquisadores.

 

 

 

 

 

Dinossauro armadura

Ilustração do dinossauro ‘Borealopelta markmitchelli’, que viveu há 110 milhões de anos (Royal Tyrell Museum of Palaeontoloy/Reprodução)

 

 

 

 

 

“Esse nodossauro é realmente notável, por ser completamente recoberto por uma pele de grossas escamas preservadas, ainda preservadas tridimensionalmente, o que manteve o formato original do animal”, disse o cientista. “A aparência do animal é a mesma agora e no início do Cretáceo. Nem é preciso muita imaginação para reconstruí-lo. Se você olhar de relance, parece até que ele está dormindo. Ele entrará para a história da ciência como um dos mais belos e bem preservados espécimes de dinossauros.”

O estudo também mostrou que, além da blindagem, o Borealopelta exibia “contrassombra”, um tipo comum de camuflagem no qual o animal tem a parte inferior mais clara que a superior.

Segundo Brown, o fato de combinar a blindagem à camuflagem sugere que esses nodossauros sofriam grande pressão de predadores carnívoros. “A forte predação sobre um dinossauro robusto e pesadamente blindado ilustra bem como deviam ser perigosos os predadores de dinossauros do Cretáceo”, afirmou.

Descoberta por acidente

 

 

 

 

 

dinossauro Borealopelta markmitchelli

“Ele entrará para a história da ciência como um dos mais bem preservados espécimes de dinossauros”, disse Caleb Brown. (Royal Tyrell Museum of Palaeontoloy, Drumheller, Canadá/Divulgação)

 

 

 

 

 

O espécime foi encontrado por acidente no dia 21 de março de 2011 por Shawn Funk, operador de uma máquina de uma mineradora localizada em Alberta. Ele notou que havia algo incomum em algumas formações rochosas do local. O Museu Royal Tyrrell foi notificado e enviou ao local uma equipe que incluía o curador de dinossauros Donald Henderson. Eles logo perceberam que as estranhas rochas continham um dinossauro blindado.

“Encontrar os restos de um dinossauro blindado que foi levado pelas águas para longe do mar já foi uma grande surpresa. O fato de estar tão bem preservado foi uma surpresa ainda maior”, disse Henderson.

Nos cinco anos e meio após a chegada do fóssil ao museu, o técnico Mark Mitchell passou mais de 7.000 horas removendo minuciosamente a rocha ao redor do espécime, para revelar seu excepcional estado de conservação. O nome da espécie do animal foi uma homenagem a Mitchell.

(Com Estadão Conteúdo)

 





Curta nossa página no Facebook ou deixe seu comentário



Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

 
 
Veja também em Variedades


Briga de gigantes: jacaré é visto caçando um tubarão
...


Lego divulga lançamento da linha que homenageia mulheres da NASA
...


Estudo suspeita que comedouros possam alterar o curso evolutivo de pássaros no Reino Unido
...


Extermínio de insetos coloca em risco biodiversidade no planeta
...

 

::: Informe Publicitário :::

::: EMRONDONIA.COM - 2017 ::: PORTAL DE NOTÍCIAS DE RONDÔNIA

© 2014 - 2017 • Ernesto & Eugenio Comunicação
jornal@emrondonia.com
jornal@emrondonia.com
(69) 9 9201-1314 (WhatsApp) - 9 9967-8787 (Oi)
Porto Velho - Rondônia - Brasil

Livre a reprodução, transmissão por broadcast, ou redistribuição dos conteúdos. Pede-se a citação do crédito.
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do EMRONDONIA.COM. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.
 
 

 



 


::: Publicidade :::

 
 
 
 
EMRONDONIA.COM
FALE CONOSCO  |  ANUNCIE  |  EQUIPE  |  MIDIA KIT   |  POLÍTICA DE PRIVACIDADE