Rondônia, - 00:34

 

Você está no caderno - Rondônia
Fiscalização
Produtos comercializados em prateleiras de supermercados são avaliados pelo Ipem
O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) reprovou 13 produtos comercializados em prateleiras de supermercados do Estado...
Publicado Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2021, às 14:19 | Fonte Governo de Rondônia 0

 
 

Alexandre Almeida

Papel higiênico foi reprovado na avaliação do Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) reprovou 13 produtos comercializados em prateleiras de supermercados do Estado. As perícias foram realizadas no período de 11 a 20 de janeiro, no Laboratório de Pré-Medidos do Instituto. Dentre os produtos reprovados estão: atum e preparado de caldo de carne, além de guardanapos de papel, papel higiênico, sabonete líquido, toalha umedecida e lava louças.

Ao todo, foram avaliados 45 produtos, de acordo com as Portarias 248/2008 (média de conteúdo), 157/2002 (análise da embalagem) e 149/2011 (unidade e comprimento) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo a metrologista do Ipem, Elli Maus, o resultado foi satisfatório dentro das avaliações realizadas pelo órgão. “Foi um resultado razoável, já que não chegamos a 30% de reprovações nos produtos nesse primeiro ciclo de perícias do ano”, frisou.

Para o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, o trabalho de monitoramento seguirá sendo realizado em estabelecimentos na Capital e no interior do Estado. “São ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, em conjunto com o Inmetro, que garantem o compromisso com a segurança do consumidor no ato da compra e a certeza de que está adquirindo o produto de acordo com as especificações contidas na embalagem”, disse Aziz.

As empresas foram notificadas e terão dez dias para apresentar suas defesas junto ao jurídico do Ipem-RO, em virtude da constatação de irregularidade nos produtos.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (69) 98479-9055.







Veja também em Rondônia


Assembleia Legislativa suspende atendimento ao público externo
Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Assembleia Legislativa decidiu pela suspensão do atendimento ao público externo, limitando o acesso apenas a servidores, em regime de plantão......


Governo apresenta mais de 50% de metas cumpridas no eixo Desenvolvimento Econômico do Plano Estratégico de Rondônia
Em mais um dia de ampla discussão em torno do Desenvolvimento Econômico, um dos eixos de destaque do Plano Estratégico, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, reforçou o cumprimento das metas traçadas no início da atual gestão......


Luizinho Goebel parabeniza Eduardo Japonês por determinar a compra de vacina para Vilhena
Deputado destaca a decisão do prefeito, de adquirir a vacina contra a covid-19, após a autorização do STF......


Deputada Cássia pede atenção do DER para a RO 463
A deputada Cássia Muleta (PODE), durante a sessão desta terça-feira (23), pediu ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) atenção para a situação da RO 463, que liga Jaru a Governador Jorge Teixeira......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News