Rondônia, - 14:29

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Saúde
Comunidade de Nova Maracanã recebe atendimentos do Barco Papa Francisco
O Barco Hospital Papa Francisco atracou às 9h, desta quarta-feira (20)...
Publicado Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, às 16:21 | Fonte Governo do Pará 0

 
 

Divulgação

O Barco Hospital Papa Francisco atracou às 9h, desta quarta-feira (20), no distrito de Nova Maracanã, no município de Faro. A embarcação, financiada pelo governo do Estado, foi enviada para dar suporte no atendimento de pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19.

Neste primeiro dia de ações a unidade dá suporte hospitalar e está com quatro pacientes internados e sendo estabilizados para transferência aérea.  A embarcação vai ficar por tempo indeterminado no município.

O barco conta com serviços de triagem de enfermagem, verificação de sinais vitais e oxigenação, atendimento médico, medicamentos, exames de laboratório de hemograma e raio x, testes rápidos e conta com quatro leitos clínicos para estabilizar pacientes. 

Quem recebeu atendimento elogiou o trabalho desenvolvido. “Era tudo o que a gente precisava, esse atendimento veio na hora certa para ajudar a salvar a vida”, contou a autônoma Susan Pereira, que está com a avó de 70 anos recebendo atendimento na embarcação Papa Francisco. 

O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Sipriano Ferraz, e o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Henderson Pinto acompanharam os primeiros atendimentos.

“Nosso objetivo aqui na região é disponibilizar o atendimento inicial à todos os pacientes de covid nessa região e, quando necessário, já estabilizá-los para fazer as transferências aéreas para os nossos hospitais ou fornecer a medicação indicada pelo médico,” afirmou o Sipriano. 

Ainda pela manhã,  o 9° Centro Regional de Saúde da Sespa enviou insumos e EPIs para abastecer o Centro de Atendimento Municipal à Covid que está atendendo a população de Faro. 

“Nós agradecemos muito o suporte do Estado, pois estamos na divisa com o Amazonas. Agradecemos grandemente ao governador Helder. Se Deus quiser, vamos vencer essa pandemia”, afirmou o prefeito de Faro, Paulo Carvalho. 

Oxigênio

Na tarde da terça (19), o Governador Helder Barbalho reuniu com os prefeitos de cidades que fazem divisa com o estado do Amazonas para tratar sobre o abastecimento de oxigênio da rede de hospitais. De forma preventiva, foram enviados 159 cilindros de oxigênio para as cidades de Oriximiná (79), Terra Santa (30), Faro (20) e Juruti (30). Atualmente, o Pará possui capacidade de produção de oxigênio superior a 58 mil m3 diários, o que atende a totalidade das demandas dos 144 municípios, incluindo a capacidade de prestar apoio aos estados do Amapá e Maranhão. 

Além disso, o Governo do Pará também ampliou a quantidade de leitos para a região do Baixo Amazonas e Tapajós. Ao todo serão 90 UTIs e 34 leitos clínicos, divididos entre os Hospitais Regionaus do Tapajós, em Itaituba; do Baixo Amazonas, em Santarém; e Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, em Juruti.

O representante da Oeste Gás, Wilmar Frazão, esteve em Faro para acompanhar o planejamento do município. “O governo do Estado nos contactou para dar auxílio ao município. Neste primeiro momento, será feita uma análise técnica para ver a necessidade de cada cidade,” ressaltou Wilmar. 

O Hospital Regional de Itaituba tem 30 leitos de UTI disponíveis para receber pacientes da região, além de contar com serviço de transferência através do helicóptero aeromédico.







Veja também em Notícias da Amazônia


Exército auxilia apreensão de embarcações na fronteira do brasil com a guiana francesa
No dia 21 de fevereiro, o Comando Conjunto Norte (CCjN), formado pelo Comando Militar do Norte do Exército Brasileiro......


Força-tarefa no Acre atende desabrigados pela enchente
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) iniciou os atendimentos médicos às famílias desabrigadas e desalojadas devido à enchente que atingiu o município de Sena Madureira......


Setrap realiza ação na Rodovia JK para coibir transporte clandestino
Uma barreira de trânsito foi montada com o apoio do BPRE, para identificar e autuar irregularidades no transporte de passageiros e cargas......


Governo distribui em Macapá medicamentos do protocolo terapêutico para covid-19
São mais de 170 mil comprimidos, sendo 37.944 potes de ivermectina e 3.334 potes de cloroquina para unidades de saúde estaduais e municipais da capital. ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News