Rondônia, - 01:45

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
Movimento ''Filhas de Leila'' recebe apoio do Parlamento Estadual
O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos...
Publicado Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, às 15:27 | Fonte ALE/PA 0

 
 

Divulgação (AID/Alepa)

Leila Arruda

O deputado Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, realizou, nesta quinta-feira (14/01), uma reunião virtual para tratar sobre ações a serem desenvolvidas para a criação do Instituto "Filhas de Leila".

O Movimento Filhas de Leila surgiu a partir de um projeto político-social que propõe fortalecer a união feminina no município de Curralinho, na Ilha do Marajó, no enfrentamento a violência contra a mulher. O nome do movimento homenageia uma de suas fundadoras, Leila Arruda, após ter sido assassinada de forma brutal, vítima de feminicídio, em novembro passado pelo seu ex-marido. Antes era chamado de "Chá de Mulheres".



Leila tinha 49 anos, mãe de dois filhos e foi candidata a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores em sua cidade natal. Possuía pós-graduação em Neuro psicopedagogia institucional com reabilitação cognitiva e em Educação Inclusiva e Especial. Durante 6 anos, foi servidora pública da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Viana e foi umas das fundadoras do Movimento de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (MOEMA), que trabalha com mulheres artesãs.

Na reunião, foram definidas atividades para a legalização e a criação do Instituto Filhas de Leila. Entre outras propostas, foi aprovado o pedido de realização de uma sessão especial do Parlamento Estadual em Curralinho, no dia 8 de março, dia que é comemorado o dia internacional da mulher.

A proposição da realização da sessão em Curralinho será formulada e apresentada pelo deputado Carlos Bordalo no início das sessões parlamentares deste ano, previsto para o dia primeiro de fevereiro próximo. "A ideia e levar a Curralinho deputados estaduais, autoridades do Estado e de municípios que atuam na área de proteção a mulher, entidades de mulheres e de demais representações da sociedade civil, local e da região do Marajó", explicou.

Na reunião virtual, participaram representantes do movimento Filhas de Leila, Camila Castro e Cléo Rodrigues; Léo Arruda, irmão de Leila e ex-prefeito de Curralinho pelo PT; Arlete, vice-presidente do STTR de Curralinho; Jean Brito, assessor da deputada Marinor Brito (PSOL); Eli Amaral, foi candidata a vice na campanha com Leila; Karyna, representando a vereadora de Belém Bia Caminha (PT); Eliana Cruz e Tainá Paiva, ambas representavam a deputada Professora Nilse Pinheiro (REP), Procuradora Especial da Mulher da ALEPA.







Veja também em POLÍTICA


Deputado Anderson Pereira convoca secretário da SEJUS para prestar esclarecimentos
O policial penal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Anderson Pereira (PROS), apresentou em conjunto com o deputado Eyder Brasil (PSL) a convocação do secretário de Justiça......


Prefeito de Candeias pede apoio ao deputado Ismael Crispin na viabilização de vacinas
Na manhã desta quinta-feira (04), o deputado Ismael Crispin (PSB) recebeu em seu escritório externo, o prefeito do município de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota)......


Jhony Paixão pede retorno Drive Thru para testes de Covid-19
O deputado estadual, Cabo Jhony Paixão (Republicanos) solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que sejam adotas medidas para o retorno do Drive Thru de testes para diagnóstico da Covid-19......


Recurso disponibilizado pelo deputado Luizinho Goebel contemplará o setor produtivo de Seringueiras
O município de Seringueiras irá receber recurso por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel (PV)......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News