Rondônia, - 01:45

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Política
Parlamentares destacaram a pandemia nos 2.530 pronunciamentos realizados em 2020
Em 214 sessões plenárias realizadas ao longo de 2020...
Publicado Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, às 15:24 | Fonte ALE/AM 0

 
 

Edmar Perrone

Em 214 sessões plenárias realizadas ao longo de 2020, os 24 deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) fizeram 2.530 pronunciamentos, de acordo com a Gerência de Discursos da Casa. Foram contabilizados tanto os discursos presenciais quanto os de videoconferência.

Um mês antes do primeiro pico da pandemia, em abril, os deputados discursaram 394 vezes, o recorde do ano em pronunciamentos. Em maio foram 292 e março registrou 262 vezes em que os deputados fizeram intercessões.

O parlamentar que mais se pronunciou  foi o deputado  Wilker Barreto (Podemos), com 285 discursos proferidos. Entre os temas abordados pelo parlamentar, estão as críticas à atuação do Governo do Estado, principalmente sobre a gestão da saúde no Amazonas. Membro da CPI da Saúde, questionou inúmeras vezes os contratos da Secretaria de Saúde com a Organização Social (OS) que gerencia o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, e recebeu R$ 67 milhões do Governo em serviços não prestados à sociedade amazonense. Ele também se pronunciou sobre o pedido de medida cautelar junto ao Tribunal de Contas (TCE-AM) solicitando a suspensão de despesas do Governo do Amazonas com Peladão e árvore de Natal.

Com pronunciamentos focados na transparência, fiscalização dos recursos públicos e matérias que beneficiem a população, como principais focos da sua atuação no parlamento, o socialista Serafim Corrêa, no segundo mandato, também se destacou, com 247 pronunciamentos na Casa Legislativa. Entre eles, o discurso que defendeu o projeto de lei, que foi aprovado pela Assembleia e tornou-se lei, obrigando os cartórios a reduzirem as taxas cobradas em transações de compra e venda de imóveis no Amazonas, em 30%.

Outro tema abordado pelo parlamentar  foi a aprovação do projeto de lei, que proíbe o fornecimento de canudos feitos com material plástico em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos em todo o Estado e exige a substituição por canudos com material reciclável, comestível ou biodegradável. Os discursos do deputado Serafim  também  se destacaram na abordagem e defesa do Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e como membro titular da CPI da Saúde.

Entre as mulheres, a deputada Joana Darc (PL) foi a campeã no número de discursos, com 237 inserções, com ênfase na proteção animal, entre suas pautas principais.







Veja também em POLÍTICA


Deputado Anderson Pereira convoca secretário da SEJUS para prestar esclarecimentos
O policial penal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual Anderson Pereira (PROS), apresentou em conjunto com o deputado Eyder Brasil (PSL) a convocação do secretário de Justiça......


Prefeito de Candeias pede apoio ao deputado Ismael Crispin na viabilização de vacinas
Na manhã desta quinta-feira (04), o deputado Ismael Crispin (PSB) recebeu em seu escritório externo, o prefeito do município de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz (Patriota)......


Jhony Paixão pede retorno Drive Thru para testes de Covid-19
O deputado estadual, Cabo Jhony Paixão (Republicanos) solicitou ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que sejam adotas medidas para o retorno do Drive Thru de testes para diagnóstico da Covid-19......


Recurso disponibilizado pelo deputado Luizinho Goebel contemplará o setor produtivo de Seringueiras
O município de Seringueiras irá receber recurso por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel (PV)......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News