Rondônia, - 13:35

 

Você está no caderno - POLÍTICA
Cultura
Governo de Goiás declara o ''Queijo Cabacinha'' Patrimônio Cultural
Iguaria, que recebe esse nome devido ao formato que possui após ser amarrada e pendurada para secar, é tradicionalmente produzida na Região do Araguaia. De origem italiana, começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades.
Publicado Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, às 16:30 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Reprodução

Iguaria, que recebe esse nome devido ao formato que possui após ser amarrada e pendurada para secar, é tradicionalmente produzida na Região do Araguaia.

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 20.963, que declara Patrimônio Cultural do Estado de Goiás o "Queijo Cabacinha", produzido tradicionalmente na região do Araguaia. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (14/01) e é de autoria do deputado Eduardo Prado.

A alegação para a declaração como Patrimônio Cultural do Estado de Goiás é que essa certificação dará reconhecimento a esse saber único e também à região onde surgiu o "Queijo Cabacinha", que já ganhou o Brasil e o mundo, e que certamente protegerá tanto os produtores rurais que detêm essa técnica de produção quanto o produto.

A iguaria recebe esse nome devido ao formato que ela possui após ser amarrada e pendurada para secar. O "Queijo Cabacinha" é de origem italiana, e começou a ser fabricado com leite cru para povos nômades, e o seu nome na sua região de origem é 'Caccio Cavalo' devido ao modo como é deixado para secar.

O "Queijo Cabacinha do Araguaia" já apresenta o diagnóstico de Indicação Geográfica pelo Sebrae IG). Esse selo é uma designação que identifica um produto ou serviço como originário de uma área geográfica delimitada, determinada qualidade, reputação e outras características atribuídas a essa origem geográfica e tem por objetivo agregar valor ao produto e proteger a região produtora.

Este patrimônio da cultura goiana é produzido há quase um século nos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia, Portelândia, Doverlândia e Perolândia.







Veja também em POLÍTICA


Deputada Cássia participa de reunião apra discutir a Saúde em Guajará-Mirim
A Deputada Cassia Muleta (PODE), atual Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia participou, nesta segunda-feira (02) de reunião decisiva para resolver problemáticas acerca do caos na saúde de Guajará-Mirim......


Deputado Adelino Follador indica recuperação das Rodovias ao Governo do Estado
Em documento oficial de indicação ao Governo do Estado, com cópia ao DER, o deputado Adelino Follador (DEM), explicitou no último dia 22/02, a necessidade urgente da recuperação das Rodovias......


Conselho de Ética notifica deputados Daniel Silveira e Flordelis
Os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ) foram notificados pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados dos processos instaurados no órgão para apurar se quebraram o decoro parlamentar. A informação foi oficializada na ...


Termina hoje prazo para apresentação de emendas ao Orçamento de 2021
Termina nesta segunda-feira (1º) o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2021 (PLN 28/2020) por deputados, senadores e bancadas estaduais......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News