Rondônia, - 14:47

 

Você está no caderno - Porto Velho
Educação
IFRO Guajará-Mirim abre inscrições para Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Turma 2021) no..
Publicado Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, às 09:13 | Fonte Diário da Amazônia 0

 
 

Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (Turma 2021) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), CampusGuajará-Mirim. As inscrições seguem até 7 de fevereiro de 2021. São ofertadas 40 vagas ao todo. Do quantitativo de vagas, haverá ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiências (PCD).

O curso é voltado para profissionais educadores licenciados e bacharéis em Letras e Pedagogia, que estejam em efetivo exercício da docência ou não, preferencialmente aqueles que atuam no Ensino Básico em aldeias ou áreas rurais, tendo prioridade aos portadores de diploma de licenciatura e que estejam atuando em sala de aula nas áreas de formação do curso.

Dentre os objetivos do curso estão: oportunizar a qualificação profissional, principalmente no que se refere ao campo de planejamento, prática pedagógica e execução de aulas, acompanhamento, avaliação do processo educativo e elaboração de material técnico-didático, conforme previsto no Projeto Pedagógico de Curso aprovado pela Resolução nº 40/REIT – CONSUP/IFRO, de 05 de agosto de 2020. A grade curricular da especialização possibilitará a professores que atuam no ensino de Língua Portuguesa e Pedagogia o aperfeiçoamento na área em que atuam por meio das disciplinas de instrumentalização.

O curso tem carga horária total de 360h/a e será desenvolvido no período mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses. A especialização será oferecida em onze módulos e as aulas serão ministradas com intervalo quinzenal, aos sábados das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h e aos domingos das 8 h às 12 h e das 14 h às 17 h, de acordo com calendário a ser previamente divulgado. O Edital pode ser conferido no seguinte link: https://bit.ly/2MLWN9s.

Seleção

A inscrição deverá ser feita exclusivamente via internet, através do preenchimento de formulário disponível no seguinte link: https://forms.gle/cNAjZufqbAvcgkb59. No ato da inscrição é necessário encaminhar cópias digitalizadas dos seguintes documentos: a) Ficha de inscrição preenchida, conforme modelo disponível no Anexo I do Edital. Na ficha de inscrição deverá ser informado o endereço eletrônico do Currículo Lattes (se houver), no modelo da Plataforma Lattes/CNPq (http://lattes.cnpq.br/); b) Cópia RG e CPF; c) Uma cópia do Diploma ou comprovante de conclusão de curso de graduação; d) Termo de compromisso de dedicação às atividades da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, conforme Anexo II do edital. E) Ficha de autoavaliação do Currículo (ANEXO III), com a pontuação preenchida pelo candidato; f) Cópias das respectivas documentações comprobatórias de pontuação em ordem e numeradas (somente dos itens pontuados descritos no ANEXO III).

A seleção será constituída por duas etapas, sendo ambas classificatórias e eliminatórias: a) Prova escrita de conhecimentos em Ensino de Português e Literatura Brasileira que será eliminatória; b) Análise da ficha do currículo com documentação comprobatória que será classificatória. Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, a prova escrita será realizada no dia 24 de fevereiro de 2021 de forma remota por meio de link disponibilizado previamente no site: http://www.ifro.edu.br/ na publicação da homologação final no dia 18 de fevereiro de 2021. O candidato realizará uma prova de caráter discursivo com duas questões: uma versando sobre a Literatura e outra sobre a Língua Portuguesa.

O resultado final será divulgado no dia 17 de março de 2021. Já as matrículas dos candidatos classificados deverão ser realizadas na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) – IFRO, Campus Guajará-Mirim, situado na Avenida 15 de novembro, 4849, Bairro Planalto, no período de 17/03/2021 a 26/03/2021, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h. A aula inaugural do curso está prevista para o dia 10 de abril de 2021. Para verificar todas as normas da seleção, documentos exigidos.







Veja também em Porto Velho


Ismael Crispin apoia verba indenizatória para profissionais que atuam no tratamento da Covid-19
Profissionais de saúde são particularmente sensíveis à infecção da Covid-19, tendo em vista que estão na linha de frente de atendimento de casos. ...


Em sessão extraordinária, Assembleia Legislativa aprecia dez mensagens nesta segunda-feira
Matérias envolvem tratamento a pacientes com covid, tributos e servidores ...


Sargento Eyder Brasil destina emenda para construção de academia ao ar livre em Presidente Médici
Deputado destacou a importância de incentivar a prática de atividades físicas pela população ...


Eyder Brasil destina R$ 11 mil a associação dos moradores e agricultores do distrito de Surpresa
Valor será utilizado para aquisição de uma bomba de água tipo torpedo ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News