Rondônia, - 14:39

 

Você está no caderno - Esportes
Esporte
Cuca pode conseguir o que só quatro brasileiros fizeram na Libertadores e entrar em 'clube' dominado por argentinos
Finalista da Conmebol Libertadores após o Santos atropelar o Boca Juniors...
Publicado Quinta-Feira, 14 de Janeiro de 2021, às 08:41 | Fonte Fox Sports 0

 
 

Ivan Storti| Santos F.C.

Cuca comemorando classificação do Santos sobre o Boca Juniors na Conmebol Libertadores

Finalista da Conmebol Libertadores após o Santos atropelar o Boca Juniors, o técnico Cuca está a um jogo de igualar um feito obtido em 59 edições do torneio por apenas quatro brasileiro: ser bicampeão.

O paranaense tem no currículo a taça vencida pelo Atlético-MG em 2013. Aquela foi a única final alcançada por ele até a edição atual em seis participações como treinador. Justamente na sétima pode ser coroado pela segunda vez.

 


Algo obtido apenas por Luiz Alonso Perez, o Lula, com o Santos de Pelé em 1962 e 1963, Telê Santana, pelo São Paulo em 1992 e 1993, Luiz Felipe Scolari, com Grêmio em 1995 e Palmeiras em 1999, e Paulo Autuori, com Cruzeiro em 1997 e São Paulo em 2005.

Dos citados, Scolari e Telê Santana quase foram tricampeões. O primeiro perdeu a taça pelo Palmeiras contra o Boca Juniors, em 2000. O segundo foi vice pelo São Paulo contra o Newell’s Old Boys, em 1994. Detalhe: ambos os casos nos pênaltis e no Morumbi

Segundo levantamento da reportagem, Cuca estreou como treinador na Libertadores de 2004, quando parou na semifinal com o São Paulo. Depois esteve nas edições de 2011 (oitavas, Cruzeiro), 2013, 2016 (grupos, Palmeiras), 2017 (oitavas, Palmeiras) e 2018 (oitavas, Santos).

No próximo dia 30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, ele terá a chance de erguer a taça novamente, dando ao time santista o quarto título do torneio continental. A final será contra o Palmeiras, que eliminou o River Plate, às 17h (de Brasília).

A busca do técnico pode ser rara para os brasileiros, mas é bem comum entre os argentinos. Cinco deles conseguiram dois títulos, um foi três vezes vencedor e outro tem o recorde de quatro taças. Dois uruguaios também têm dois títulos cada um (veja abaixo).

 

TÉCNICO NACIONALIDADE TÍTULOS VICES
Carlos Bianchi Argentina 4 1
Osvaldo Zubeldía Argentina 3 0
Luis Cubilla Uruguai 2 2
Roberto Scarone Uruguai 2 1
Juan Carlos Lorenzo Argentina 2 1
Luiz Felipe Scolari Brasil 2 1
Telê Santana Brasil 2 1
Marcelo Gallardo Argentina 2 1
Lula Brasil 2 0
Manuel Giúdice Argentina 2 0
Pedro Dellacha Argentina 2 0
Paulo Autuori Brasil 2 0
Edgardo Bauza Argentina 2 0

O Santos teve o português Jesualdo Ferreira nas duas primeiras rodadas da fase de grupos. Foi nos triunfos contra o Defensa y Justicia, da Argentina, e o Delfín, do Equador por 2 a 1 e 1 a 0, pela ordem.

Depois, o torneio foi interrompido por seis meses por causa da pandemia do novo coronavírus e na retomada o comandante já era Cuca, com dez partidas (seis vitórias, três empates e uma derrota).


Marinho é o melhor e mais decisivo jogador do Brasil? Comentaristas do Linha respondemMesa debateu a questão
Do lado do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, que jamais venceu o torneio, comandou a equipe em cinco partidas pela fase de grupos (quatro vitórias, um empate) antes de ser demitido.

O auxiliar Andrey Lopes, o Cebola, que continua na comissão técnica, trabalhou em mais um duelo (vitória) de forma interina. O restante da campanha foi com o português Abel Ferreira, que soma quatro triunfos, um empate e uma derrota.

Ele tem a chance de ser o segundo português e o terceiro europeu campeão do torneio. Antes, o hoje croata Mirko Jozić, nascido na antiga Iugoslávia, e o português Jorge Jesus levaram Colo Colo e Flamengo à glória em 1991 e 2019, respectivamente.

 

 







Veja também em Esportes


Adeus, Flamengo: Lincoln é anunciado como novo reforço do Vissel Kobe, do Japão
Chegou ao fim a longa novela sobre a saída de Lincoln do Flamengo......


Confira jogos de futebol na TV hoje, sexta-feira, 22 de janeiro (22/01)
Confira a lista dos times de futebol e que horas jogam hoje, sexta-feira, 22 de janeiro (22/01) ...


Quatro números que fazem os 4 a 0 sobre o Corinthians históricos para o Palmeiras
O Palmeiras não apenas freou a ascensão do Corinthians no Campeonato Brasileiro......


Juanfran rejeita renovação com São Paulo e tem 'obsessão' antes de ir embora: ser campeão brasileiro
Restam oito jogos para o São Paulo encerrar a temporada......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News