Rondônia, - 19:38

 

Você está no caderno - Porto Velho
Política
Lazinho da Fetagro destaca a construção e aprovação da política de regularização fundiária no estado
Parlamentar havia pedido vistas do projeto a fim de discuti-lo com representantes da sociedade civil
Publicado Quinta-Feira, 19 de Novembro de 2020, às 14:24 | Fonte Alero 0

 
 

Assessoria

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) registrou sua satisfação e agradecimentos à aprovação do Projeto de lei que institui a Política de Regularização Fundiária de Terras Públicas Rurais e Urbanas Pertencentes ao Estado de Rondônia (PL 481/20), pela Assembleia legislativa, nesta quarta-feira (18).

O projeto, de autoria do Poder Executivo, sofreu pedido de vistas pelo parlamentar que entendeu ser necessária uma discussão mais ampliada e aprofundada com as organizações que atuam e estão no campo, com a sociedade civil organizada, com os poderes executivo, legislativo e judiciário, e, sobretudo, com os agricultores familiares que tanto carecem da política de regularização.

“A lei apresentada pelo governo, se aprovada sem um maior diálogo e alterações poderá impossibilitar a inserção de milhares de agricultores familiares rondonienses nas políticas públicas de desenvolvimento agrário, estaduais e federais, o que significa sérias consequências para a sua sobrevivência econômica e reprodução sociocultural”, observou o deputado à época.   

As discussões ocorreram e alterações foram sugeridas por meio de 24 emendas, entre modificativas, supressivas e aditivas, resultando numa proposta ainda mais contemplativa e justa, conforme consideração de todos os deputados ao aprová-la e encaminharem para sanção do governador.

O deputado Lazinho da Fetagro ressalta que são milhares de propriedades irregulares no estado, sendo a regularização fundiária um anseio e necessidade que resultará em segurança jurídica, desenvolvimento econômico, social e ambiental. E, por isso, exaltou a iniciativa do governo estadual, sua compreensão ao amplo diálogo e o acolhimento as propostas para finalização do projeto que institui a política de regularização fundiária. O parlamentar também destacou a participação dos movimentos sociais e da Assembleia Legislativa na construção desta política que deve dar fim a um dos maiores entraves ao desenvolvimento.  

“Conseguimos contribuir para a garantia de condições de aplicarmos uma política pública das mais importantes para o estado. A regularização fundiária é uma das principais bandeiras do nosso mandato, tamanha sua importância. Esse projeto é um avanço, um marco da política agrária, agrícola e produtiva do nosso estado”, ressaltou o deputado ao parabenizar a todos envolvidos.







Veja também em Porto Velho


Cuidados com a higiene pessoal devem ser reforçados; orientação visa reduzir proliferação da Covid-19 em Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem medido esforços no enfrentamento contra a Covid–19......


Na Semana Nacional do Doador de Sangue, Hemocentro de Ji-Paraná registra aumento considerável de doações
Na semana em que se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hemocentro de Ji-Paraná registrou presença considerável de doadores......


Governo quer levar modelo de regularização fundiária à Amazônia Legal
Ideia é observar projeto a ser implementado na Fazenda Sálvia, área no DF, e levar à região e ao resto do país já no próximo ano. Trata-se de uma regularização de áreas urbanas de interesse específico ...


Governo atende produtores com a distribuição de mais de 3 mil toneladas de calcário no Cone Sul de Rondônia
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), atendeu 115 produtores dos municípios que formam a região do Cone Sul....

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News