Rondônia, - 20:43

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Policia
Senasp Itinerante discute melhorias na segurança pública
Seguindo o cronograma de atividades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)...
Publicado Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020, às 14:17 | Fonte Governo do Acre 0

 
 

Cedida

Carlos Renato Paim, reuniu-se no início da tarde desta quarta-feira, 28, com os chefes de Polícia Civil dos estados da região Norte do país, para discutir melhorias na segurança pública

Seguindo o cronograma de atividades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do programa Senasp Itinerante – Etapa Norte, o titular da pasta, Carlos Renato Paim, reuniu-se no início da tarde desta quarta-feira, 28, com os chefes de Polícia Civil dos estados da região Norte do país, para discutir melhorias na segurança pública.



Durante reunião, o diretor-geral de Polícia Civil do Acre, Josemar Portes, apresentou aos presentes, delegados e representantes dos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia, além dos diretores da Senasp, a estrutura da instituição, os avanços tecnológicos já alcançados, o efetivo de delegados, agentes e escrivães, além do mapa geopolítico que mostra a disposição das regionais de Polícia Civil e sua extensão de fronteira com países como Peru e Bolívia.

Essa atividade inédita da Senasp teve início no mês de outubro de 2020, em Goiânia (GO), com objetivo de melhorar a segurança pública em todo o país. Representantes do governo federal estão percorrendo as cinco regiões brasileiras para ouvir as principais demandas das secretarias de segurança pública sobre os desafios no setor. O projeto vai ajudar na elaboração de políticas públicas específicas para cada região.

No Acre, a abertura do Senasp Itinerante foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), na tarde da última terça-feira, 27, com a presença do governador Gladson Cameli e de toda cúpula da segurança do Estado. A programação do evento segue até a próxima quinta-feira, 29, quando os representantes da Senasp terão recolhido as propostas e experiências da região. Até novembro, a ação vai percorrer mais três capitais: Belo Horizonte (MG), Natal (RN) e Curitiba (PR).

“Este momento é de extrema importância para o Estado, pois temos a oportunidade de expor demandas estruturantes, dar celeridade e criar projetos que venham a atender essas demandas e subsidiar a supremacia do interesse público. Identificamos nossas necessidades e apresentamos à equipe da Senasp, que desenvolverá caminhos para galgar nossas soluções o mais rápido possível”, relatou Portes.

Além de ouvir as demandas locais, a Senasp Itinerante também vai apresentar aos estados os programas estruturantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública, divididos em sete temas. São produtos que abordam, por exemplo, o fortalecimento das instituições de segurança; a valorização dos profissionais do setor e políticas de prevenção à violência.

Para o secretário Carlos Renato Paim, o encontro foi importante, sobretudo acerca da transparência com que os assuntos foram abordados. “Foi muito importante essa conversa franca e direta com os gestores de polícia judiciária, porque compreendemos não somente as dificuldades, mas também as oportunidades de investimento na região, principalmente no viés da tecnologia da informação, o que impacta no dia a dia e na distância entre as cidades. Isso é muito importante para direcionar investimentos que realmente surtam efeito”, pontuou.

Sinesp Agente de Campo
Durante a Senasp Itinerante, também será apresentado aos gestores estaduais o projeto Sinesp Agente de Campo, uma ferramenta digital gratuita que promete agilizar o trabalho dos profissionais que fazem parte do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A ideia é que a ferramenta conte com mais de cem mil usuários até a primeira quinzena de novembro.

O Agente de Campo é um aplicativo que permite, por exemplo, o acesso do policial, em tempo real, a boletins de ocorrência, a mandados de prisão e busca detalhada de veículos roubados. Significa mais agilidade e eficácia no atendimento à população. O Sinesp Agente de Campo já foi testado no Pará, em Tocantins e no Acre. “É uma ferramenta que nós almejamos que seja fator de integração de todos os entes federativos, daquelas pessoas que estão na ponta trabalhando”, observou o secretário.

O aplicativo faz parte do Sinesp Big Data, um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado à integração e à análise de dados na segurança pública nacional.







Veja também em Notícias da Amazônia


Samu de Cruzeiro do Sul lança campanha Natal Sem Fome
Com o objetivo de oferecer apoio a centenas de famílias carentes de Cruzeiro do Sul, da zona urbana e rural......


Lei Aldir Blanc: Governo do Amapá lança editais com fomento de mais de R$ 10 milhões para cultura
A execução dos editais é coordenada pela Secult e as inscrições, que iniciaram no dia 28 de novembro, seguem até o dia 11 de dezembro. ...


Contran estabelece novo cronograma de renovação da Carteira Nacional de Habilitação
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) faz uma alerta aos condutores de veículos para que fiquem atentos ao prazo de vencimento de sua Carteira......


Polícia Militar inicia seminário de planejamento estratégico do triênio
Dinamizar ações. Estabelecer Metas. Planejar o futuro. Com tais objetivos, a Polícia Militar do Acre......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News