Rondônia, - 19:45

 

Você está no caderno - Notícias da Justiça e do Direito
Saúde
Carreta do Hospital de Amor traz atendimentos preventivos em unidades do TJRO
Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a carreta do Hospital de Amor da Amazônia estacionou...
Publicado Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020, às 14:57 | Fonte TJ/RO 0

 
 

Divulgação

Exames de papanicolau e mamografia estão sendo realizados em ação alusiva ao Outubro Rosa

Projetada para realizar ações itinerantes de prevenção em saúde para as mulheres, a carreta do Hospital de Amor da Amazônia estacionou, nesta segunda-feira, 26, no edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia para uma ação da campanha Outubro Rosa. A estrutura, que conta com consultório climatizado e equipado para realização de exames de papanicolau e mamografia, atendeu servidoras e pessoas da comunidade. Nesta terça-feira, a carreta estará no Fórum Geral César Montenegro.

A parceria com o Hospital de Amor e o TJRO é anual, e uma oportunidade de garantir prevenção de doenças, por meio de diagnóstico em unidade referência no tratamento do câncer. A enfermeira da Divisão de Saúde do TJRO, Carla Vanessa, explica que este ano a procura foi menor. “Observamos que as pessoas ainda estão muito preocupadas com a pandemia e por isso a aceitação foi um pouco menor. Mesmo assim, aqui no edifício-sede, conseguimos atingir todas as vagas”, avalia. Só no edifício-sede foram agendados quase 80 exames.

Foi a segunda vez que a Geiza Barrozo, servidora terceirizada que atua no edifício-sede, procurou a carreta para realizar o exame preventivo de colo do útero. Mesmo sem histórico de câncer na família, ela considera muito importante. “Se houver algum indício de doença é bom saber cedo e começar logo o tratamento, porque há mais chance de cura”, pontua. Os exames preventivos devem ser realizados anualmente por mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Já a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos. Ao perder a mãe, vítima de câncer, a servidora da Assembleia Legislativa, Silvana Fagundes, redobrou o cuidado com a saúde. Ao saber que a carreta estaria nas proximidades do trabalho aproveitou a oportunidade para realizar a mamografia de rotina. “O exame é muito tranquilo, basta relaxar na hora de fazer o exame. Eu nunca sinto nada”, relata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais, que se multiplicam formando um tumor. Para garantir a eficácia no tratamento, a detecção precoce é muito importante.

 Além da ação durante a campanha, a Divisão de Saúde atua durante todo o ano com atendimentos voltados à conscientização sobre a necessidade de prevenção, além do atendimento médico voltado aos servidores. No dia 27 de outubro, terça-feira, a carreta estará no Fórum Geral e aceitará também atendimento externos.







Veja também em Notícias da Justiça e do Direito


Boas Práticas do Ministério Público de Rondônia são destaque em publicação do CNMP
Quatro iniciativas do Ministério Público de Rondônia foram selecionadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público......


Sedam deve cancelar cadastros rurais localizados na Reserva Biológica do Jaru (RO), recomenda MPF
Registros em áreas protegidas podem indicar grilagem de terras ...


GMF atua para garantir medidas para o Centro de Ressocialização de Ariquemes
Superlotação e condições precárias foram alvos de ações acordadas por representantes do sistema de Justiça ...


MP obtém condenação a nove anos de prisão de homem que vinha realizando roubos com violência em Ouro Preto do Oeste
O Ministério Público de Rondônia obteve junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia a condenação de Geneci Martins Alves dos Santos à pena de nove anos......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News