Rondônia, - 20:49

 

Você está no caderno - Rondônia
Notícias
Apreensões de madeira ilegal batem recorde no AM
O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas, alcançou apreensão recorde de madeira ilegal no estado
Publicado Sexta-Feira, 23 de Outubro de 2020, às 08:13 | Fonte Rede Tiradentes 0

 
 

Divulgação/PM

O Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas, alcançou apreensão recorde de madeira ilegal no estado. De janeiro até setembro deste ano, as operações realizadas pelos policiais que trabalham na proteção ao meio ambiente resultaram em uma apreensão de 12 vezes mais metros cúbicos de madeira oriunda de área de desmatamento ilegal, em comparação com o ano passado.

Subordinado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), o Batalhão reforçou as operações de fiscalização em 2020, o que gerou aumento expressivo nos dados de produtividade. Até setembro, foram apreendidos 8,3 mil metros cúbicos de madeira irregular, entre madeiras serradas e toras de árvores. No mesmo período do ano passado, as ações policiais localizaram 678,9 metros cúbicos.

As apreensões estão embasadas na Lei Federal nº 9.605/1998, que prevê sanções penais e administrativas para quem cometer crimes ambientais. De acordo com o comandante do Batalhão, major Wallasson Lira, a ordem é intensificar as fiscalizações no estado.

“O principal motivo dessa apreensão é o aumento da fiscalização e a participação do batalhão em operações no sul do estado, e no programa Vigia. Nos últimos meses tivemos uma produtividade muito acentuada em relação a madeiras ilegais. Quem comete esse crime ambiental pode pegar detenção de seis meses a um ano, e multa”, disse o major.

O transporte da madeira sem a comprovação do Documento de Origem Florestal (DOF) é considerado crime ambiental. Se o condutor do veículo for flagrado com documentos adulterados pode ser preso em flagrante.

Entre as madeiras apreendidas estão espécies do tipo louro, angelim, ipê, tauari, assacu, muiracatiara e cedrinho.

Em uma das ações policiais realizadas este ano, as equipes do Batalhão Ambiental da PMAM apreenderam 900 toras de madeira, uma embarcação de grande porte e uma pá carregadeira, em Manacapuru, próximo à Comunidade Santo Antônio. A apreensão é a maior dos últimos quatro anos em ações contra crimes ambientais. Três suspeitos foram detidos e uma serraria que atuava em situação irregular foi interditada.

Denúncias
Para relatar crimes contra o meio ambiente, a população pode entrar em contato com a linha direta do Batalhão Ambiental, por meio do telefone (92) 98842-1553, que também recebe mensagens no aplicativo Whatsapp. É possível, ainda, fazer denúncias ao 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).







Veja também em Rondônia


Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin
Pequenos empresários apontam dificuldade para comercializar produção diante da burocracia dos órgãos estaduais ...


Árvore de natal gigante será inaugurada nesta sexta-feira (27) em Ariquemes
A pandemia da Covid-19 ameaçou, mas não conseguiu retirar o brilho natalino da cidade de Ariquemes, pois nesta sexta-feira, 27, as luzes.. ...


Presidente Bolsonaro assina Medida Provisória que isenta consumidores do Amapá de pagamento da conta de luz
Medida vale para as regiões afetadas pelo problema no mês de novembro ...


Sistema VisaOn facilita licenciamento de hospitais, clínicas e indústrias de saneantes em Rondônia
A Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) anunciou, nesta quinta-feira (26), o funcionamento do sistema VisaOn......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News