Rondônia, - 12:00

 

Você está no caderno - Agronegocios / Pecuária
Soja em Rondônia
Soja em Rondônia pode render até 420 mil hectares em 2021
A cultura no Estado está presente em 348,4 mil hectares e, em 2019, atingiu uma produção de 1.233,7 toneladas.
Publicado Sexta-Feira, 2 de Outubro de 2020, às 17:49 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Frank Néry e Amabile Casarin

A expectativa de plantio para o próximo ano é de 420 mil hectares, podendo chegar a 3.600 mil quilos por hectare de produção

Produtores de Rondônia iniciaram o plantio de soja da safra 2020/2021. A expectativa de plantio para o próximo ano é de 420 mil hectares, podendo chegar a 3.600 mil quilos por hectare de produção de soja, com uma média acima de 56 sacas. A largada do plantio da soja no Estado foi realizada na Fazenda Azamo, no distrito de Jaci-Paraná, em Porto Velho.

A cultura no Estado está presente em 348,4 mil hectares e, em 2019, atingiu uma produção de 1.233,7 toneladas. A produtividade média em Rondônia é de 3.541 kg/ha, variando positivamente em 6,5%, comparando com a safra passada. A produção apresentou aumento de 11,2%, reflexos do aumento da área e produtividade.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o Estado de Rondônia é o terceiro maior produtor de soja da região Norte. “Hoje a soja é a principal cultura que movimenta a economia do Estado, representando 13% do Valor Bruto da Produção (VBP). Por ano, a área de produção cresce em torno de 20% em Rondônia e poderá chegar a um milhão de hectares nos próximos cinco anos”, disse Padovani.

Considerando as últimas duas safras, a exportação de soja de Rondônia superou os $ 411 milhões (dólares) com a venda de mais de 3,8 milhões de toneladas, tendo a Holanda, Espanha, Turquia, México e China como principais compradores, segundo o Ministério da Economia. Conforme mostra o gráfico comparativo, elaborado pela equipe de Agrodados da Seagri, entre os resultados de 2019 e 2020 quanto ao destino da soja de Rondônia, mostra que ao tempo em que ocorre redução na exportação para a Holanda, detecta-se aumento de exportação para os demais países com destaque para o mercado chinês.

 

De acordo com o economista da Seagri, Avenilson Trindade, o cultivo e a produção de soja têm importância histórica para o Brasil. A oleaginosa foi introduzida no país no início do século XX, porém seu desenvolvimento se deu a partir da década de 1970, para atender ao mercado internacional de óleo comestível. Até hoje o objetivo principal da comercialização do produto é atender ao mercado internacional, notadamente o mercado chinês, absorvendo 78% da soja brasileira, segundo dados do Ministério da Economia.

“O cultivo da soja foi se expandindo da região Sul para o norte do país, ocupando o que chamamos de “fronteira agrícola”. A soja vem tomando áreas antropizadas e muitas vezes abandonas pelo desgaste da criação de gado e outros culturas. O cultivo vai transformando as paisagens nacionais e aumentando cada vez mais a sua importância para a economia brasileira”, explicou.

O crescimento na safra 2019/2020 foi da ordem de 3% alcançando quase 37 milhões de hectares, conforme mostra os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab 2019). O fato é explicado pela forte liquidez do produto na comercialização e nas expectativas futuras de preços no mercado.







Veja também em Agronegocios / Pecuária


Polícia Militar lembra os 77 anos da Guarda Territorial com homenagens e lança aplicativo e revista
O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado, realizou na manhã desta sexta-feira (26), no Comando Geral, uma solenidade em homenagem aos 77 anos de criação da extinta Guarda Territorial, lembrada no último dia 11 de fevereiro......


Governo de Rondônia fortalece atuação para o desenvolvimento de municípios da Região do Café
Seguindo as diretrizes do Governo de Rondônia de buscar a aproximação entre Estado e municípios......


Crédito Fundiário apoia cerca 200 famílias com terras para a agricultura
A Prefeitura de Porto Velho está auxiliando os interessados em adquirir terras para fins de produção na agricultura familiar, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) - Terra Brasil......


Produção de peixe de cultivo cresce na pandemia; exportação de tambaqui tem aumento de 648%
A Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) comemorou o aumento de 5,9% na produção de peixe de cultivo no país......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News