Rondônia, - 14:29

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Waldez defende logística verde para uso do Arco Norte como rota do agronegócio brasileiro
Pauta foi proposta pelo chefe do Executivo amapaense durante painel com outros governadores no Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária – o Norte Export...
Publicado Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, às 14:31 | Fonte Governo do Amapá 0

 
 

Marcelo Loureiro / Secom

Governadores do Amapá, Waldez Góes, participou do Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária

Investimentos em logística verde para utilização do Arco Norte como rota do agronegócio brasileiro foi a pauta defendida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, nesta terça-feira, 29, durante painel com governadores que integram o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal no Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária – o Norte Export.

De acordo com Góes, governador que preside o consórcio, a utilização do Arco Norte – plano estratégico de transbordo dos portos de Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Sergipe e Bahia – traria aos produtores uma economia de até 50% por tonelada de soja, em alguns casos.

“Precisamos inserir o conceito de logística verde, uma logística mais sustentável, que proporcionaria uma economia na utilização da cabotagem da bacia hidrográfica do maior rio do mundo, incluindo a Amazônia na rota mundial, garantindo acesso a insumos e equipamentos a custos menores, o que também contribuirá para o novo modelos de desenvolvimento econômico que o Consórcio está buscando”, destacou Góes.

O chefe do executivo amapaense também destacou a necessidade do bloco regional aproveitar as oportunidades trazidas pelo Acordo de Paris e o atual mercado de green bonds, também chamados de Títulos Verdes, emitidos para a captação de recursos para projetos de sustentabilidade que visam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“O projeto de logística do consórcio estima R$ 20 bilhões para serem aplicados em parceria com o Governo Federal e o setor privado. Já a Climate Bonds Initiative (CBI) estima, só em 2020, $ 350 bilhões. Estimando o atual valor do dólar, estamos falando de apenas 1% para inserir a Amazônia no mapa logístico mundial, tornando-a mais integrada, competitiva e sustentável”, defendeu o governador do Amapá.

Norte Export

O Fórum funciona como um espaço permanente de debates sobre o setor e reúne os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade.

A programação engloba vários canais de informação, como site e redes sociais, que atuam como multiplicadores de conteúdos nos principais veículos do Brasil, oportunizando experiências, conhecimento e novas perspectivas sobre o momento atual e a retomada da economia.

Todos os debates do fórum são 100% online e gratuitos, o podem ser acompanhados através do site www.forumbrasilexport.com.br.







Veja também em Notícias da Amazônia


Após discussão com vizinho por limite de terra, homem é morto na zona rural de Rio Branco
Motivo da discussão seria uma cerca que a vítima estava construindo e o vizinho não concordou com os limites. Crime ocorreu nessa segunda-feira (26) no quilômetro 90 da Estrada Transacreana. ...


Eleições 2020: veja a agenda dos candidatos à prefeitura de Boa Vista nesta terça-feira (27)
Capital tem 11candidatos na disputa eleitoral. Votação acontece no dia 15 de novembro. ...


Detento ofereceu chaveiro para atrair e estuprar adolescente autista no Amapá, diz polícia
Preso do regime semiaberto que usava tornozeleira eletrônica era vizinho da vítima, em Santana. Caso foi denunciado pela mãe e após captura, homem confessou o crime. ...


Acidente deixa carro capotado na avenida Júlio César, em Belém
Apesar da gravidade do acidente, não houve vítimas. ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News