Rondônia, - 16:45

 

Você está no caderno - Rondônia
Rondônia
Mais de 20 municípios participam do primeiro dia do ll Simpósio de Hepatites Virais em Rondônia
Com objetivo de discutir inovações sobre o tratamento...
Publicado Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, às 14:24 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Palestrantes esclarecem dúvidas de representantes de 20 municípios

Com objetivo de discutir inovações sobre o tratamento, eliminação e a situação das Hepatites Virais no Brasil e no Estado de Rondônia, a live do ll Simpósio de Hepatites Virais contou com participação de representantes de mais de 20 municípios, além de estudantes. A transmissão continua nesta terça-feira (29) ao vivo pelo canal do youtube do Governo de Rondônia e pelo Facebook da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), das 17h às 18h.

Na abertura  do evento, na segunda-feira (28), foi debatido o Plano de Eliminação da Hepatite C x Desafios e Rede de Serviços de hepatite virais em área de fronteira e contou com participação massiva do público, registrando 745 visualizações, além de muitos comentários, sugestões e questionamentos no chat da transmissão do evento. Os questionamentos foram respondidos no decorrer da transmissão.

Entre os principais assuntos, foram esclarecidas as diferenças entre hepatites B e C, distribuição de testes rápidos nas unidades de saúde, e transmissão e os cuidados que a população pode ter para evitar o contágio de hepatites B e C.

Os municípios de Alto Alegre dos Parecis,  Ariquemes, Cabixi, Cacoal, Costa Marques, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Novo Horizonte do Oeste, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Urupá e Vilhena, contabilizaram as visualizações do evento no canal no YouTube . 

A Dra Izabel Araújo abordou o assunto do serviço na área de fronteira. O trabalho na área de fronteira atende pacientes sem documentos, e depois os dados são compartilhados com o país vizinho, Bolívia. O Dr. Natanael da Costa Arruda falou a respeito do Plano de Eliminação da Hepatite C e os Desafios.

A coordenadora Estadual das Hepatites Virais da Agevisa, Francilene Alves de Miranda disse na live que os exames de hepatite C e B podem ser realizados em todas as unidades básicas de saúde por meio dos testes rápidos. “A Agevisa abastece com testes rápidos, para ajudar no diagnóstico, além de preservativo masculino e feminino para todos os municípios”, disse a coordenadora.

Por intermédio da Agevisa, no segundo dia de evento, a Dra. Deusilene Dall’ Acqua, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai falar sobre as dificuldades de fazer a leitura dos exames, com o tema: “Marcadores Sorológicos das Hepatites Virais”. O Dr. Luan Felipo Botelho Souza, também pesquisador da Fiocruz, irá abordar o tema: “IES nas Ações Itinerantes e Testes Rápidos, falando das ações itinerantes que são realizadas pelas instituições acadêmicas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

Fonte
Texto: Maximus Vargas e Mineia Capistrano
Fotos: Arquivo Agevisa e Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia







Veja também em Rondônia


Edson Martins disponibiliza recursos para realização de campeonato de futebol society em Buritis
Projeto inclui aquisição de equipamentos, arbitragem e itens de suporte para o evento ...


Produtoras rurais são encaminhadas pela Emater para exame de mamografia no Hospital de Amor em Ji-Paraná
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) em parceria com o Hospital de Amor encaminha mulheres da agricultura familiar......


Prazo para o recadastramento anual de aposentados e pensionistas continua suspenso em Rondônia
O recadastramento anual, feito pelos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia......


Presidente Laerte Gomes confere tubos corrugados, que vão substituir pontes de madeira, em Presidente Médici
Deputado destinou emenda de R$ 500 mil e 28 pontes de madeira serão substituídas ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News