Rondônia, - 16:28

 

Você está no caderno - Rondônia
Rondônia
Especialista alerta sobre consequências dos raios ultravioleta e orienta quanto aos cuidados com a pele
A luz do sol é importante para a saúde, pois por meio dela o organismo absorve a vitamina D...
Publicado Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, às 14:18 | Fonte Assessoria de Comunicação 0

 
 

Importante lavar o rosto três vezes ao dia para manter a saúde da pele

A luz do sol é importante para a saúde, pois por meio dela o organismo absorve a vitamina D, mas em uma região quente, como no Estado de Rondônia, alguns cuidados devem ser tomados devido aos raios ultravioleta, durante o tempo que a pele poderá ficar exposta, para evitar grandes danos, como o câncer de pele. A dermatologista, Sônia Inês Caixeta, que trabalha na Policlínica Oswaldo Cruz, dá dicas importantes para os cuidados com a pele.

A principal dica é o uso do protetor solar. “Podemos usar os protetores solares ou usar as barreiras físicas como as roupas com mangas, chapéu e luvas. Tudo isso também nos protege do sol”, disse a dermatologista.

O uso do protetor solar é extremamente importante, pois evita algumas doenças de pele, como o câncer, que de acordo com a dermatologista é muito comum na região do Estado de Rondônia, e as doenças dermatológicas, que tem o sol como desencadeador como o lúpus e as manchas de pele, chamadas de melanose solar, que incomodam as mulheres por atingir braços e rosto.

PROTEÇÃO

Uma pele saudável precisa ser limpa, hidratada e receber o protetor solar de duas em duas horas, mesmo nos dias nublados. “ Se a pessoa tem a pele normal ou seca é indicado lavar o rosto com sabonete infantil duas vezes ao dia. Caso tenha a pele oleosa lavar com sabonete próprio para pele oleosa três vezes ao dia. Devemos utilizar o protetor solar em regiões expostas ao sol, que chamamos de regiões foto expostas, que é nos braços, no rosto, na orelha, e em homens que estão com calvície passar na careca onde o sol alcança. Nos locais que a roupa cobre não precisa passar”.

Para quem tem dúvidas ao escolher o protetor ideal, a dermatologista da POC orienta a compra. “ O protetor ideal é o fator trinta (FPS 30), que protege 98%, que pode ser químico ou físico. O protetor físico é aquele que tem base e mais grosso, e ele é ideal para pessoas que trabalham ao ar livre, que são expostas ao sol e para as pessoas que tem manchas no rosto. Agora falando em cosmética, para a pessoa que tem pele oleosa usar um protetor free e se a pele é seca um protetor hidratante. Para os homens, se suar muito e praticar esportes, pode usar um protetor em gel”.

Caso algum protetor solar cause irritação à pele, a especialista orienta a suspensão imediata do uso. “Pode ter alguma substância que está causando uma alergia, suspenda o uso, dependendo da gravidade, deve procurar o médico dermatologista para tratar”, explica Sônia Inês Caixeta.

Outra dica de proteção com a pele na hora de expor-se ao sol trata-se das roupas. “Para pessoas em alta exposição solar, indica-se as camisas que os surfistas usam (proteção UV). Elas podem ser incorporadas no dia a dia, como para os trabalhadores da construção civil, com elas não precisa passar protetor solar e protegem bem, com um benefício bem alto”, finaliza a dermatologista.

CÂNCER DE PELE

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), estima-se que a cada ano aproximadamente 180 mil novos casos de câncer de pele são registrados, e os mais comuns são o basocelular e espinocelular.

Desses casos, 83.770 em homens e 93.160 em mulheres. Esses valores correspondem a um risco estimado de 80,12 para cada 100 mil homens e 86,65 para cada 100 mil mulheres.

O Inca também alerta que a maioria das pessoas que vai a óbito é de idosos, que procuraram um especialista com a doença avançada. Outros pacientes com maior probabilidade de óbito por câncer de pele são aqueles que estão com o sistema imunológico favorecido.

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia







Veja também em Rondônia


Edson Martins disponibiliza recursos para realização de campeonato de futebol society em Buritis
Projeto inclui aquisição de equipamentos, arbitragem e itens de suporte para o evento ...


Produtoras rurais são encaminhadas pela Emater para exame de mamografia no Hospital de Amor em Ji-Paraná
A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) em parceria com o Hospital de Amor encaminha mulheres da agricultura familiar......


Prazo para o recadastramento anual de aposentados e pensionistas continua suspenso em Rondônia
O recadastramento anual, feito pelos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia......


Presidente Laerte Gomes confere tubos corrugados, que vão substituir pontes de madeira, em Presidente Médici
Deputado destinou emenda de R$ 500 mil e 28 pontes de madeira serão substituídas ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News