Rondônia, - 13:17

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Polícia
PF deflagra operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami, em RR
Um suspeito foi identificado como responsável pelo trabalho de dezenas de pessoas dentro da terra indígena. Estima-se que cerca de 20 mil garimpeiros estejam infiltrados no território.
Publicado Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020, às 08:11 | Fonte G1 Roraima 0

 
 

Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal Cumpre cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (29) em Boa Vista. A ação faz parte da Operação Dominus, que investiga um grupo que estaria envolvido em garimpos ilegais na Terra Yanomami.

De acordo com a PF, um suspeito foi identificado como o responsável por dezenas de pessoas que operam máquinas de forma irregular na região. Os mandados têm como alvo outros integrantes que seriam responsáveis pelo depósito e transporte de insumos para manter o garimpo na terra indígena.

Estima-se que cerca de 20 mil garimpeiros estejam infiltrados no território. Roraima não possui garimpos legalizados.

A Terra Yanomami é a maior do Brasil, com mais de 9 mil hectares distribuídos entre os estados de Roraima e Amazonas, a terra abriga 26.780 indígenas.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima, atendendo pedido da PF e a manifestação favorável do Ministério Público Federal (MPF). O grupo é investigado por crimes de garimpo ilegal, usurpação de bens da União, transporte ilegal de combustível e associação criminosa.

Ainda segundo a PF, o nome da operação vem d termo em latim "Dominus", que significa "dono" ou "senhor" em português. Sendo, uma referência ao principal investigado.

Coronavírus na Terra Yanomami
O coronavírus já infectou 709 indígenas da etnia Yanomami, conforme o último boletim divulgado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) no último dia 22.

Em junho, Edson Damas, procurador do Ministério Público de Roraima, alertava para o risco de genocídio caso o vírus fosse levado à terra indígena. Ele já apontava que a invasão de garimpeiros poderia ser responsável por levar o coronavírus à região.







Veja também em Notícias da Amazônia


Após discussão com vizinho por limite de terra, homem é morto na zona rural de Rio Branco
Motivo da discussão seria uma cerca que a vítima estava construindo e o vizinho não concordou com os limites. Crime ocorreu nessa segunda-feira (26) no quilômetro 90 da Estrada Transacreana. ...


Detento ofereceu chaveiro para atrair e estuprar adolescente autista no Amapá, diz polícia
Preso do regime semiaberto que usava tornozeleira eletrônica era vizinho da vítima, em Santana. Caso foi denunciado pela mãe e após captura, homem confessou o crime. ...


Eleições 2020: veja a agenda dos candidatos à prefeitura de Boa Vista nesta terça-feira (27)
Capital tem 11candidatos na disputa eleitoral. Votação acontece no dia 15 de novembro. ...


Acidente deixa carro capotado na avenida Júlio César, em Belém
Apesar da gravidade do acidente, não houve vítimas. ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News