Rondônia, - 14:30

 

Você está no caderno - Educação
Educação
Presidente do Inep participa de jornada educacional
Enem e Saeb entraram na pauta do evento com transmissão on-line, que abordou o impacto da pandemia de COVID-19 nas avaliações da educação básica...
Publicado Quinta-Feira, 24 de Setembro de 2020, às 17:37 | Fonte Ministério da Educação 0

 
 

Reprodução/Bett Educar

Alexandre Lopes abriu a discussão ressaltando que, mesmo diante do cenário provocado pela pandemia, o instituto garantiu a operacionalidade das avaliações.

Como fica a avaliação da educação básica no contexto da pandemia? Esse e outros questionamentos nortearam o debate entre gestores da educação no país, na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, durante a Jornada Bett Educar, que neste ano ocorre virtualmente, devido à pandemia de COVID-19. 

Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abriu a discussão ressaltando que, mesmo diante do cenário provocado pela pandemia, o instituto garantiu a operacionalidade das avaliações. “Estamos avançando na implementação dos modelos de avaliações externas que o Inep tem proposto. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que acontecerá em janeiro de 2021, iremos implementar o Enem Digital”, ressaltou. 

A discussão em andamento com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) para a implementação do Enem em consonância com o novo ensino médio foi avaliada por Lopes como um grande desafio para os próximos anos. “Nosso trabalho será avaliar os itinerários formativos, usando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como parâmetro. Precisamos agregar as universidades nessa discussão”, ponderou. 

Sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o ano de 2021 terá a última aplicação com a matriz antiga. “Paralelamente, no próximo ano, vamos agregar também o Novo Saeb e começaremos a avaliação pela 1ª série do ensino médio”, completou. Lopes sugeriu, ainda, um estudo para avaliar o impacto da pandemia nas redes de ensino no país, com a colaboração dos estados e municípios.  

Rossieli Soares, secretário de Educação do Estado de São Paulo, defendeu um novo modelo de avaliação. “O esforço é liderado pelo Inep, mas o trabalho é de todos. Caberá também aos estados contribuírem com pessoas para essa transformação. O processo de formação agora será fundamental”, destacou. 

José Francisco Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, lembrou a importância do uso social dos resultados das avaliações. “A escola precisa ter exemplos de produtos de estudantes para calibrar o que ela vai receber. Para isso, é necessário apoio. A devolutiva dessas avaliações consiste em dizer como foi o trajeto do estudante até o resultado”, afirmou. 

Para finalizar, Maria Helena Guimarães de Castro, presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), moderadora do painel, ressaltou que o debate merece ser aprofundado. “Nessas mudanças, proponho atrelar a inovação com a avaliação. Concentrar um grupo qualificado para fazer essas inovações”, concluiu.  

Jornada Bett Educar – A jornada acontece até esta quinta-feira, 24 de setembro, com palestras gratuitas sobre temas como gestão, políticas públicas, formação de professores, ensino remoto – uma oportunidade para educadoras e educadores de todo o país.

Assessoria de Comunicação Social do Inep







Veja também em Educação


Inscrições para Enem PPL 2020 estão abertas
Registro de participantes deverá ser realizado pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa. Prazo segue até 11 de dezembro ...


Centro-Oeste: 82% dos PPGs estão em consolidação
CAPES promove programas estratégicos induzidos e fusões entre PPGs para reduzir assimetrias regionais ...


Avaliação quadrienal e novo modelo são prioridades em 2021
No próximo ano, CAPES avalia os mais de 7 mil programas de pós-graduação e pode lançar modelo multidimensional ...


Termo de adesão ao Enem PPL deve ser enviado até sexta
Adesão de órgãos de administração prisional que desejarem indicar unidades para aplicação da edição de 2020 deverá ser feita até 27 de novembro ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News