Rondônia, - 14:27

 

Você está no caderno - Porto Velho
Notícias
Porto Velho é o município que mais desmatou na Amazônia, diz Imazon
O Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, instituto de pesquisa estabelecido há 30 anos no estado de Pará
Publicado Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, às 09:15 | Fonte Assessoria 0

 
 

O Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, instituto de pesquisa estabelecido há 30 anos no estado de Pará, a cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, é o município que mais registrou desmatamento em floresta nativa no último mês de agosto de 2020.

Em todo o país houve o registro 5.190 km² de mata nativa desmatada na Amazônia neste ano, a cidade de Porto Velho registou apenas no mês de agosto 85 km² de desmatamento.

Já entre os estados, Rondônia ficou na quarta posição entre os que mais desmataram a Amazônia neste ano, ficando atrás apenas do Pará, Amazonas e Acre.

Comparando ao mês de agosto do ano passado, os satélites do Sistema de Alerta de Desmatamento registraram um aumento de 68% na devastação.

O que é o SAD

O Sistema de Alerta de Desmatamento é uma ferramenta de monitoramento da Amazônia baseada em imagens de satélites, desenvolvida pelo Imazon em 2008, para reportar mensalmente o ritmo do desmatamento e da degradação florestal na região.

O SAD utiliza atualmente os satélites Landsat 7 (sensor ETM+), Landsat 8 (OLI), Sentinel 1A e 1B e Sentinel 2A e 2b (MSI). Combinando esses satélites, é possível voltar a enxergar a mesma área a cada 5 a 8 dias.

O SAD prioriza o processamento de imagens adquiridas na última semana do mês para detectar e mapear os alertas mensais de desmatamento. Esses satélites permitem detectar desmatamentos com detalhe de 20 a 30 metros.

O Sentinel 1 permite ainda monitorar através de nuvens, usando imagens de radar. Isso aumenta a capacidade de monitoramento no período de chuvas, quando o desmatamento diminui na região.







Veja também em Porto Velho


Governo de Rondônia investe mais de R$ 3 milhões no transporte gratuito de 20 mil toneladas de calcários para pequenos agricultores
Neste ano de 2020, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), investiu mais de R$ 3 milhões...


Prefeitura amplia rede de drenagem em cruzamento crítico da capital
Obra está sendo realizada na confluência das avenidas Rio de Janeiro com Rio Madeira ...


Governo abre inscrição para contratar profissionais habilitados a administrar finanças públicas
O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretária de Estado de Finanças (Sefin), iniciou mais uma etapa do processo seletivo Seleciona RO...


Parceria entre Agevisa e instituição privada vai garantir conhecimento aos profissionais de saúde sobre doença rara
Com vista na ampliação do conhecimento profissional e para um atendimento melhor do usuário na rede pública......

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News