Rondônia, - 03:59

 

Você está no caderno - Rondônia
COOPERAÇÃO
Solo de Rondônia será monitorado com dados de satélite fornecidos pelo Censipam
O governo do estado de Rondônia, por meio da Sedam assinou acordo...
Publicado Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, às 17:48 | Fonte Secom - Governo de Rondônia 0

 
 

Com o acordo de cooperação será possível a construção de banco de dados para o acompanhamento das queimadas no Estado.

 

O governo do estado de Rondônia, por meio da a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) assinou acordo de cooperação técnica com a União, representada pelo Ministério da Defesa (MD), por intermédio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). “O objeto do presente Acordo de Cooperação Técnica (ACT) visa o apoio técnico entre o Censipam e a Sedam,  na condução de projetos e atividades que visem contribuir para a implementação do sistema de gestão territorial e ambiental, e para o monitoramento de eventos hidrometeorológicos em Rondônia,” explica o coordenador de Geociências ( Cogeo/Sedam) Diogo Martins Rosa. 

Segundo o coordenador, a reunião que ocorreu nesta quinta-feira, 30,  com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) foi para alinhar os procedimentos de utilização de informações satelitais que serão adquiridas pelo Sipam e que podem ser fornecidas para o Estado. 

“O Sipam está adquirindo antenas para recebimento de dados de Radar de Abertura Sintética (SAR), que nos auxiliará no monitoramento da cobertura do solo, como desmatamento e queimadas. Também é possível detectar atividades de mineração e exploração madeireira, sendo um  instrumento para monitorar a produtividade do Estado, assim como combater ilícitos no setor, ” descreve o coordenador. 

Diogo Martins Rosa destaca que os dados de radar são muito importantes no monitoramento da cobertura do solo, sendo que o sinal do SAR transpassa as nuvens, portanto é possível usar seus dados no período chuvoso em Rondônia. “No período chuvoso, é difícil obter informações com os satélites que têm sensores óticos, pois a visualização da cobertura do solo é dificultada pelas nuvens,” ilustra Diogo. 

O governo de Rondônia, por intermédio da Sedam está focada em estabelecer parcerias para o aprimoramento tecnológico da Secretaria e no desenvolvimento de informações e dados que servirão de subsídio para as atividades desenvolvidas no Estado. “Esse acordo técnico com o Censipam permite o compartilhamento das informações geoespaciais do estado de Rondônia, e será um trabalho conjunto para o desenvolvimento e aprimoramento do banco de dados geoespacial do Estado,” ressaltou o coordenador de geociências da Sedam Diogo Martins Rosa.

 

Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

 







Veja também em Rondônia


Fisioterapia é essencial no tratamento e recuperação de vítimas do coronavírus em Rondônia
Caminhando ou deitadas na maca, todas as vítimas da Covid-19 (novo coronavírus) passam pelas mãos de fisioterapeutas......


Apoio de Ismael Crispin a projetos de pesquisa científica é reconhecido em programa de TV
Mais de R$ 3 milhões foram investidos para o fomento de pesquisas científicas e inovação... ...


Seduc realiza Aulão On-line para alunos do ensino médio de Rondônia
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta terça-feira (29) o Aulão On-line para todos os estudantes dos 1º e 2º anos do ensino médio da rede estadual......


Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União começa a ser implantado em Rondônia
Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News