Rondônia, - 09:05

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência
Telescópios Hubble e ALMA registram nascimento de aglomerado de estrelas
Os telescópios Hubble e ALMA conseguiram registrar o nascimento de estrelas a 8 mil anos-luz da Terra
Publicado Domingo, 5 de Julho de 2020, às 15:52 | Fonte Galileu 0

 
 

(Foto: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), Y. Cheng et al.; NRAO/AUI/NSF, S. Dagnello; NASA/ESA Hubble)

Aglomerado de estrelas G286.21+0.17 no momento de sua formação

 

 

Uma imagem impressionante do nascimento de um aglomerado de estrelas foi captada por dois telecópios importantes: o Hubble, da Nasa, e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile. O grupo de "estrelas bebês" é formalmente conhecido como G286.21 + 0.17, e o mais incrível dessa captura é poder observar reações que parecem fogos de artificio no espaço. 

A maioria das estrelas do Universo, incluindo o Sol, nasceu em grandes aglomerados de estrelas. O novo aglomerado está localizado na região da constelação Carina, a cerca de 8 mil anos-luz de distância. A imagem captada é basicamente um mosaico de vários comprimentos de onda feito de mais de 750 observações com o ALMA e nove imagens infravermelhas do Hubble.

Já os "fogos de artificio" são, na verdade, nuvens densas feitas de gás molecular. O telescópio ALMA observou os movimentos do gás turbulento caindo dentro do aglomerado, formando núcleos densos que criam estrelas individuais; e o Hubble revelou um grande grupo de estrelas saindo de um lado da nuvem. "Esta imagem mostra estrelas em vários estágios de formação dentro desse único cluster", disse, em nota, Yu Cheng, da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. 

 

Telescópios capturam nascimento de aglomerado de estrelas (Foto: ALMA (ESO / NAOJ / NRAO), Y. Cheng et al .; NRAO / AUI / NSF, S. Dagnello; NASA / ESA Hubble)

Telescópios captam nascimento de aglomerado de estrelas (Foto: ALMA (ESO / NAOJ / NRAO), Y. Cheng et al .; NRAO / AUI / NSF, S. Dagnello; NASA / ESA Hubble)

 

Tudo isso mostra que o nascimento de estrelas não é simples, mas "dinâmico e caótico", segundo Jonathan Tan, coautor do estudo. Agora, a partir dessas observações, os cientistas poderão estudar melhor esse e outros processos fundamentais do Universo.







Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


O que o seu sabor favorito de sorvete diz sobre a sua personalidade?
A pesquisa foi realizada pela OnePoll, nos Estados Unidos ...


Teste genético brasileiro identifica predisposição a 9 doenças graves
Exame que realiza sequenciamento de genes em busca de mutações pode ajudar a prevenir diagnósticos de cinco tipos de câncer e outras enfermidades tratáveis e comuns no país ...


Exoplanetas com oceano podem ser mais comuns do que se pensa, diz Nasa
Pesquisa da agência espacial norte-americana comparou mundos fora do Sistema Solar às luas Encélado e Europa, de Saturno e Júpiter, respectivamente ...


Estudo vai criar registro nacional da síndrome do coração partido
A síndrome é decorrente de uma agressão ao músculo do coração, que ocorre de forma direta ou indireta, por meio da inflamação do órgão ...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News