Rondônia, - 20:07

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Ciência
Pesquisadores sugerem novo método para calcular idade dos cães baseado em análise genética
Já é bem sabido que o melhor amigo do homem envelhece de maneira diferente de nós...
Publicado Sábado, 4 de Julho de 2020, às 17:10 | Fonte Tudo celular.com 0

 
 

 

Já é bem sabido que o melhor amigo do homem envelhece de maneira diferente de nós, com muitos acreditando que a maneira ideal de se medir a idade de um cão é considerando que cada ano de vida do animal equivale a dois ano humanos. No entanto, uma nova pesquisa publicada na publicação científica Cell refuta essa concepção, e sugere um método um tanto mais complexo.

Analisando a genética dos animais, os pesquisadores descobriram que seu ritmo de envelhecimento varia com o passar do tempo, sendo mais rápido durante sua juventude, e reduzindo a velocidade conforme a idade do pet avança. Como exemplo, um cachorro de um ano teria idade humana equivalente de 32, enquanto um com sete anos teria 62.

Para obter os resultados, 104 labradores tiveram seu DNA analisado, com os grupos de metil, marcadores químicos que se acumulam com o passar do tempo, sendo o foco dos cientistas. Os testes indicaram que a proporção de idade entre os cães e os humanos varia, se aproximando conforme os animais envelhecem. Com isso, foi possível chegar na fórmula x=16*In(y)+31, em que x é a idade humana equivalente, y a atual idade do cachorro e In o logaritmo natural, que possui valor aproximado de 1,61.

 

Os estudos analisaram o DNA de 104 labradores para entender seu processo de envelhecimento.

 

Apesar de ser um marcador interessante para saber a idade do seu bichinho, a idade equivalente não representa seu comportamento, considerando que seu ciclo hormonal funciona de maneira completamente diferente.

De acordo com Lucy Asher, especialista em comportamento animal, "Embora um cachorro de um ano possa ter células com 'idade' correspondente a um ser humano de 30 anos, muitos cães não estão totalmente crescidos nesta idade e ainda apresentam hormônios e comportamento instáveis associados à puberdade."

 

O Logaritmo Natural é uma das variáveis utilizadas para calcular a idade dos cães.

 

Esse não foi o único estudo a analisar animais de estimação, com pesquisadores já tendo sugerido que a escolha entre um cão e um gato está relacionado à sua genética. Ela não apenas definiria sua propensão a ter um pet, como ainda qual deles escolher.

Há ainda quem prefira evitar grandes responsabilidades, sendo o Aibo da Sony uma opção. O robô da gigante japonesa replica o comportamento animal, dependendo apenas de baterias. A brincadeira não sai barata, no entanto, e chega a cobrar US$2.899(~R$15.400).

 

 







Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Churrasco consciente: startup israelense desenvolve bife impresso em 3D à base de plantas
O consumo de carne sempre gera muitas discussões, mesmo entre quem não tem pretensões de seguir um estilo de vida vegetariano ou vegano. ...


Nasa cria colar que vibra quando a pessoa tenta tocar o próprio rosto
A agência espacial está disponibilizando gratuitamente as instruções e o código para criar o dispositivo, reforçando métodos de prevenção à Covid-19...


Físicos transformam 'ouro dos tolos' em valioso magneto
A pirita pode ser o “ouro dos tolos” em filmes e no imaginário popular, mas para a ciência.....


Astrônomos descobrem novos detalhes sobre buraco negro primordial com apetite voraz
Os buracos negros são alguns dos corpos celestes mais misteriosos do universo....

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News