Rondônia, - 12:01

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
UPA DO 2º DISTRITO
Covid-19: testes são feitos em pacientes com febre ou demais sintomas da doença
Medo, nervosismo e desconhecimento sobre os sintomas do contágio ainda causam tumulto na triagem para a coleta de amostras em Rio Branco
Publicado Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, às 14:56 | Fonte Ascom Agência Acre 0

 
 

Odair Leal/Secom

A unidade, que junto ao PS tornou-se referência para o atendimento de pessoas que precisam ser testadas para o coronavírus, vem sendo mal interpretada por pessoas que não entendem a forma como acontece a avaliação, antes que as amostras para o teste sejam colhidas

“Fui muito bem atendido. Muito obrigado. Fiz o exame para Covid-19 e me atenderam muito bem, embora eu esteja com suspeita também de pneumonia”. A mensagem é de um jornalista, enviada por aplicativo de bate-papo à Coordenação de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

O profissional refere-se à forma atenciosa como foi tratado pelos profissionais da UPA do Segundo Distrito, localizada na Via Verde, na manhã desta terça-feira, 24, depois de ter ido até lá com dores nos pulmões, tosse seca e febre. A unidade, que junto ao Pronto-Socorro de Rio Branco tornou-se referência para o atendimento àqueles que precisam ser testados para o coronavírus, vem sendo mal interpretada por pessoas que não entendem a forma é feita a avaliação, antes que as amostras para o teste sejam colhidas. “Existem normas, protocolos a ser seguidos e um desses é a normativa do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre, com base em critérios médico-científicos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, explica o médico Eliatian Nogueira, gerente de Assistência da UPA do Segundo Distrito – Via Verde. 

Recentemente, um grupo de pessoas que reside em Capixaba esteve na unidade em busca de fazer os exames. O receio de ter contraído a Covid-19, como é chamada a doença causada pela nova cepa do coronavírus, foi porque um idoso de 81 anos, presidente de uma cooperativa agroextrativista e que está infectado, organizou uma série de reuniões que acabou contaminando mais pessoas no município.

“Quanto a isso, os nossos médicos observaram todos os sintomas e viram que os sinais vitais dessas pessoas estavam dentro dos parâmetros normais. Os sintomas estavam sugestivos para Covid-19, mas apenas isso”, ressalta Nogueira.

“Então orientamos que a melhor promoção nesses casos, que é a recomendada pelo mundo, é a quarentena: ir para casa e ficar lá. Se acaso surgirem outros sintomas, aí sim, voltar à unidade”, completa o profissional. 

Na UPA do Segundo Distrito, essa triagem é feita, inicialmente pelos enfermeiros com base nas informações do paciente. Depois, a pessoa que será submetida ao teste é levada a um médico que voltará a avaliá-la para verificar se realmente ela precisa fazer o procedimento.

“Algumas pessoas estão com muito medo, outras chegam ansiosas, acreditando ter pego o vírus. Algumas mencionam que estão sentindo os sintomas de Covid-19, mas nem todas farão os testes, a partir de quando são examinadas na segunda fase da triagem com o nosso médico”, pontua Dora Vitorino, gerente da UPA do Segundo Distrito. 

Antes de correr para a UPA, leia isto

E se NÃO TIVER FEBRE, continue em casa

Situação 1

Você precisa do teste SE CHEGOU DE UMA VIAGEM nos últimos 14 dias e se tiver:

PRIMEIRO, FEBRE

ou pelo menos UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios abaixo:

Tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal, conjuntivite, dificuldade para engolir alimentos, dor de garganta, coriza, saturação de oxigênio abaixo de 95% [isso é visto pelo médico], cianose [quando lábios e unhas começam a ficar roxos por falta de oxigênio], narinas alargando muito durante a respiração, movimentos retraídos entre os músculos das costelas durante a inspiração, respiração rápida e curta.

Situação 2

Você precisa fazer o teste se teve CONTATO PRÓXIMO COM INFECTADOS e se tiver:

PRIMEIRO, FEBRE

ou pelo menos UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios ANTERIORES, na ‘Situação 1’, mais:

Histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias;

Situação 3

Você precisa do teste SE TEVE CONTATO EM CASA COM UM CASO de Covid-19 nos últimos 14 dias, e se tiver:

PRIMEIRO, FEBRE

ou pelo menos UM DOS SINAIS ou sintomas respiratórios ANTERIORES, mais:

Fadiga, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação, ausência da vontade de comer.







Veja também em Notícias da Amazônia


Governo do Estado disponibiliza seção com legislação relacionada à Covid-19 no site da Controladoria
No intuito de facilitar a consulta sobre a legislação relacionada à Covid-19....


Limpeza de canais e bueiros avançam em bairros da Grande Belém
Moradores das áreas aprovaram as ações de combate à alagamentos realizadas pela Sedop na capital paraense...


Alimentação saudável é a arma mais acessível e eficaz no combate a vírus e bactérias
O período de isolamento social é um momento oportuno para quem busca mais qualidade de vida e saúde...


Idoso é encontrado morto, amarrado e amordaçado dentro de casa em Boa Vista
José Fernandes Silva, de 69 anos, foi assassinado no bairro Santa Luzia, zona Oeste....

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News