Rondônia, - 21:00

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
SAÚDE
REFORÇO NA SAÚDE | Roraima recebe mais kits para detecção molecular do coronavírus
O Ministério da Saúde encaminhou mais 10 kits para a detecção molecular de casos do novo coronavírus (Covid-19), ampliando o alcance do Estado de Roraima na detecção de casos da doença. O envio dos kits foi uma solicitação do Governo do Estado.
Publicado Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, às 14:41 | Fonte Ascom PortalRR 0

 
 

Ascom/Sesau

De acordo com o Lacen-RR, um kit é capaz de gerar até 22 amostras humanas, com resultado de detecção em até 72 horas

O Ministério da Saúde encaminhou mais 10 kits para a detecção molecular de casos do novo coronavírus (Covid-19), ampliando o alcance do Estado de Roraima na detecção de casos da doença. O envio dos kits foi uma solicitação do Governo do Estado.

Em Roraima, o Lacen-RR (Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima) foi escolhido como unidade para esse tipo de finalidade, tornando o Estado como uma das referências laboratoriais da Região Norte.

“Um kit é capaz de analisar até 22 amostras humanas e, além do quantitativo que nós tínhamos anteriormente, chegaram mais 220 testes para atendermos os casos suspeitos que chegarem na nossa unidade”, ressaltou Cátia Meneses, diretora técnica do Lacen-RR.

Conforme a diretora, a partir deste fim de semana a unidade passará a funcionar aos finais de semana e feriados, para agilizar os diagnósticos moleculares dos casos suspeitos que forem coletados no Estado.

“Com essa medida, nós pretendemos manter o tempo máximo de até 72 horas [para gerar o resultado], de forma a agilizar o processo de identificação ou descarte de novos casos aqui em Roraima. Inclusive foi no sábado, dia 21, que a equipe que estava de plantão fez a detecção dos dois primeiros casos positivos da Covid-19 no nosso Estado”, destacou.

 ATUALIZAÇÃO - A Secretaria de Saúde, por meio do COE-RR (Centro de Operações Emergenciais em Saúde Pública de Roraima), registra até o momento 52 notificações para o Covid-19, de acordo com os critérios de definição de caso recomendados pelo Ministério da Saúde. Destes, oito foram confirmados, 16 são suspeitos, 28 foram descartados. Até o momento, nenhum óbito foi registrado no Estado.

As informações estão no Boletim Epidemiológico, como parte do Plano de Contingenciamento montado pelas autoridades de saúde do Estado e podem ser consultadas no site da Sesau (www.saude.rr.gov.br), pelas redes sociais e na imprensa local.







Veja também em Notícias da Amazônia


Acre adota medidas administrativas durante pandemia da Covid-19 para equilibrar gastos públicos
O governador Gladson Cameli, por meio do Decreto nº 5.945, determinou na última sexta-feira, 20, uma série de medidas administrativas de caráter emergencial que serão adotadas por todo o Executivo estadual para ajudar a manter o equilíbrio dos gast...


OCA suspende atendimento ao público a partir desta quarta-feira
A direção da Organização das Centrais de Atendimentos de Rio Branco (OCA) informa que a prestação de serviços da unidade será suspensa ao público a partir desta quarta-feira, 18....


Setor turístico do Pará reúne para falar dos impactos com o avanço do coronavírus
Convocados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará (ABAV-Pará), representantes do trade turístico paraense se reuniram na noite desta quarta-feira, 17, para falar dos impactos econômicos em um dos setores mais atingidos com a pand...


Governo confirma três casos de coronavírus no Acre e anuncia suspensão das aulas
Governador anunciou cancelamento de concurso público para 9,2 mil pessoas e a paralisação de escolas e universidades por 15 dias...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News