Rondônia, - 17:47

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
CENSO ESCOLAR
CENSO ESCOLAR | Prazo da segunda etapa do Censo Escolar encerra dia 20 de março
Gestores e secretários escolares devem ficar atentos. Encerra na próxima sexta-feira, 20, o prazo da segunda etapa de coleta dos dados do Censo Escolar 2019.
Publicado Quinta-Feira, 19 de Março de 2020, às 14:29 | Fonte Ascom PortalRR 0

 
 

Ascom/Seed

Em Roraima, 4.180 alunos ainda precisam ser informados no Educacenso

Gestores e secretários escolares devem ficar atentos. Encerra na próxima sexta-feira, 20, o prazo da segunda etapa de coleta dos dados do Censo Escolar 2019. Em todo Estado, contabilizando as redes estadual, municipal, privada e federal, 4.180 alunos precisam ser informados no sistema Educacenso.

Esta segunda etapa do Censo Escolar é chamada de Situação Aluno e é nesta etapa que são coletados dados, referente ao ano 2019 sobre transferências, abandono ou falecimento de estudantes e ainda sobre o rendimento do aluno, ou seja, se o estudante foi aprovado ou reprovado no ano letivo.

“Estamos na reta final do Censo Escolar e ainda temos mais de quatro mil alunos transferidos e não informados. O aluno que sai de uma escola transferido deve aparecer em outra. Precisamos localizar esse aluno para inserção no Censo Escolar”, alertou Rosalete Saldanha, coordenadora do Censo Escolar na Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Os dados são coletados pelas escolas e informados no Sistema Educacenso. A responsabilidade da inserção dos dados no sistema é dos secretários escolares que atuam nas instituições de ensino. O prazo encerrará no próximo dia 20. Depois desse prazo, o sistema será aberto para eventuais correções, na primeira quinzena de abril e em maio, será divulgado o resultado final.

É importante que as informações sejam inseridas corretamente e da forma mais fidedigna possível, pois é com base no Censo Escolar que são definidas várias políticas públicas educacionais. Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

O Censo Escolar é coordenado em todo o País pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A coleta dos dados sempre inicia na última quarta-feira do mês de maio de cada ano.

Por meio do Censo Escolar, é possível realizar o monitoramento e o desenvolvimento da Educação, através de indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), taxas de rendimento, distorção idade-série, entre outros. Além disso, os dados coletados também servem de base para estabelecer as políticas públicas na área da Educação e também para o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações educacionais.

Em Roraima, de acordo com os dados do Censo Escolar 2019, existem 374 escolas e 75.386 alunos matriculados. Na capital Boa Vista, são 57 escolas e 40.633 estudantes.







Veja também em Notícias da Amazônia


Calculando perdas de até 30% por causa da pandemia, governo discute hoje bases do retorno das atividades produtivas no Amazonas
O governador Wilson Lima (PSC), disse nesta segunda-feira (25/5)...


Mais 39 óbitos por Covid-19, 28 nas últimas 24 horas, elevam perdas humanas para 1.891 no Amazonas
Casos confirmados chegam a 33.508. FVS-AM informou que 26.742 pessoas já passaram pelo período de quarentena e se recuperaram da doença...


Governo realiza manutenção em estradas do Tocantins
O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), segue com os trabalhos de manutenção e recuperação de rodovias que sofreram algum tipo de dano durante a estação chuvosa...


Iluminação de trecho da avenida João Paulo II é reposta
Serviço foi necessário após furtos de fiação elétrica e luminárias em diversos pontos da via...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News