Rondônia, - 21:27

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Variedades
Se houver vida em Marte, ela estará no subsolo, diz cientista da Nasa
Subsolo ou cavernas profundas podem oferecer um habitat muito mais protegido e favorável ao desenvolvimento da vida
Publicado Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, às 08:58 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 


Sabemos que superfície de Marte não é um local amigável. É um ambiente extremo, oxidante, onde a água líquida não existe por muito tempo e que é bombardeado por radiação espacial. Se houver vida atualmente em Marte, ela estará em cavernas profundas ou debaixo da Terra, segundo cientistas da Nasa.

Segundo o pesquisador Vlada Stamenković, do laboratório de propulsão a jato (JPL) da Nasa, a superfície "é o pior lugar para procurar por locais com vida em Marte. Água no subsolo pode ser o único habitat para vida no planeta, se ela ainda existir hoje", disse ele.

De acordo com o cientista, nossa melhor chance de encontrar vida é enviar equipamento que possa detectar água no subsolo e elementos químicos associados à vida, sem deixar a segurança da superfície.

Outros cientistas como Kevin Webster, do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson, no Arizona, acreditam que analisar cavernas, ambientes naturalmente protegidos, é uma melhor opção.

Ele trabalha em um meio de analisar a atmosfera dentro de uma caverna para detectar uma “bioassinatura”, seja a presença de uma substância que é produzida por organismos vivos, ou pela ausência de alguma substância que deveria estar presente, mas está sendo “consumida”.

Talvez não precisemos esperar muito para ter uma resposta. Em julho deste ano a Nasa enviará a Marte o rover Mars 2020, que tem como uma de suas missões encontrar evidências de que o planeta tenha sido habitável, ou habitado, no passado. O pouso está previsto para fevereiro de 2021.

Fonte: Space.com

 







Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Telescópios Hubble e ALMA registram nascimento de aglomerado de estrelas
Os telescópios Hubble e ALMA conseguiram registrar o nascimento de estrelas a 8 mil anos-luz da Terra ...


Cientistas captam momento em que neurônio morto é destruído no cérebro
Pela primeira vez, pesquisadores conseguem observar como células especializadas removem neurônios inativos e fazem uma faxina no sistema nervoso ...


Cientistas criam arroz com poder de baixar a pressão arterial de ratos
Cientistas da Academia Chinesa de Ciências estão desenvolvendo um tipo de grão transgênico que contém peptídeos anti-hipertensivos...


Céu do mês: noites de julho terão eclipse lunar e chuva de meteoros
Brasileiros poderão observar diminuição no brilho da Lua neste domingo (05) e meteoros Delta Aquarídeos do Sul no final do mês. Confira outros eventos astronômicos de julho ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News