Rondônia, - 20:31

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
Variedades
Se houver vida em Marte, ela estará no subsolo, diz cientista da Nasa
Subsolo ou cavernas profundas podem oferecer um habitat muito mais protegido e favorável ao desenvolvimento da vida
Publicado Sábado, 22 de Fevereiro de 2020, às 08:58 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 


Sabemos que superfície de Marte não é um local amigável. É um ambiente extremo, oxidante, onde a água líquida não existe por muito tempo e que é bombardeado por radiação espacial. Se houver vida atualmente em Marte, ela estará em cavernas profundas ou debaixo da Terra, segundo cientistas da Nasa.

Segundo o pesquisador Vlada Stamenković, do laboratório de propulsão a jato (JPL) da Nasa, a superfície "é o pior lugar para procurar por locais com vida em Marte. Água no subsolo pode ser o único habitat para vida no planeta, se ela ainda existir hoje", disse ele.

De acordo com o cientista, nossa melhor chance de encontrar vida é enviar equipamento que possa detectar água no subsolo e elementos químicos associados à vida, sem deixar a segurança da superfície.

Outros cientistas como Kevin Webster, do Instituto de Ciências Planetárias de Tucson, no Arizona, acreditam que analisar cavernas, ambientes naturalmente protegidos, é uma melhor opção.

Ele trabalha em um meio de analisar a atmosfera dentro de uma caverna para detectar uma “bioassinatura”, seja a presença de uma substância que é produzida por organismos vivos, ou pela ausência de alguma substância que deveria estar presente, mas está sendo “consumida”.

Talvez não precisemos esperar muito para ter uma resposta. Em julho deste ano a Nasa enviará a Marte o rover Mars 2020, que tem como uma de suas missões encontrar evidências de que o planeta tenha sido habitável, ou habitado, no passado. O pouso está previsto para fevereiro de 2021.

Fonte: Space.com

 







Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


Chega de desinformação: o novo coronavírus NÃO veio do espaço!
Com a doença COVID-19 sendo classificada oficialmente como uma pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o pânico generalizado toma conta do mundo. ...


Coronavírus no Acre: antes de ir à UPA ou PS, veja se realmente há necessidade
Secretária-adjunta de Saúde explica que estado quer evitar usar muito mais insumos para a coleta com quem não se enquadra como suspeito, do que com aqueles que realmente possam estar contaminados...


Mulheres e crianças infectadas por Zika desenvolvem imunidade ao vírus
Pesquisa mostra que 80% dos pacientes analisados ficaram imunes ...


Homem com doença grave na coluna é operado e realiza sonho de rever o céu após 7 anos em Goiânia: Maravilhado
Enfermidade fez com que cabeça se curvasse tanto a ponto do nariz tocar na barriga. Cássio Alves, que já foi operado duas vezes, conseguia dormir apenas sentado e tomar água só de canudinho...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News