Rondônia, - 13:34

 

Você está no caderno - Tecnologia e Vida Digital
Tecnologia
Governo de Singapura alega fake news e bloqueia página no Facebook
Coordenada por um ativista político de oposição, página States Times Review foi bloqueada pela terceira vez após acusações por divulgar informações falsas
Publicado Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020, às 07:27 | Fonte Olhar Digital 0

 
 

 


O governo de Singapura ordenou o bloqueio da página States Times Review no Facebook após a aprovação de uma lei para combater as fake news. A empresa de Mark Zuckerberg expressou-se "extremamente preocupada" com a medida.

O bloqueio, ordenado esta semana, sofre alegações de que o blog repetidamente transmitiu informações falsas. A versão oficial do governo, informada pela Reuters, afirma que a página em questão não seguiu nenhuma das orientações da Lei de Proteção Contra Falsidades e Manipulação Online (POFMA).

Em comunicado, o Facebook afirmou ter sido obrigado judicialmente a restringir o acesso à página em Singapura. "Nós acreditamos que ordens como essa são desproporcionais e contradizem a alegação do governo de que a POFMA não seria usada como ferramenta de censura", diz a nota. "Destacamos repetidamente o potencial dessa lei para ultrapassar os limites e estamos profundamente preocupados com o precedente que isso estabelece para sufocar a liberdade de expressão em Singapura".

Coordenada por Alex Tan, um ativista político de Singapura que vive na Austrália, a página States Times Review é conhecida por suas opiniões fortes e contrárias ao governo, a qual já sofreu censura três vezes, além de ser acusada de propagar notícias falsas. O caso mais recente envolve críticas sobre como o país lidou com a epidemia do novo coronavírus. O governo de Singapura alega que o artigo contém informações "totalmente falsas".

Grupos de oposição e ativistas dos direitos humanos se dizem preocupados com a possibilidade da lei das fake news, publicada no mês de outubro, ser usada para silenciar críticas ao governo. A POFMA envolve as mais variadas situações, descritas como informações falsas no texto da lei.

O governo de Singapura, que não se pronunciou oficialmente sobre o caso, nega as acusações da oposição, dizendo que a lei se aplica apenas à desinformação, e que a liberdade de expressão não seria afetada. Ainda assim, inicialmente a POFMA envolveu figuras políticas de oposição ao governo.

 







Veja também em Tecnologia e Vida Digital


Xiaomi lança Mi Band 5 com tela maior, comandos de voz e NFC para pagamentos
A Xiaomi lançou nesta quinta-feira (11) a quinta geração da sua pulseira fitness...


Microsoft teria interesse em comprar divisão de jogos da Warner
Negócio que pode beirar os US$ 4 bilhões tornaria a franquia 'Mortal Kombat' exclusiva do Xbox e agregaria vários estúdios consagrados...


Campanha de Trump quer que apoiadores assinem uma petição esquisita para banir o TikTok dos EUA
Como sabemos, o presidente dos EUA, Donald Trump, não deixa as pessoas esquecerem de pessoas ou coisas que ele acredita que o “prejudicaram”......


Atualização vai levar função de eletrocardiograma para Apple Watch no Brasil
O Apple Watch conta com um aplicativo de eletrocardiograma desde 2018...

 




 
Pub
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News