Rondônia, - 17:47

 

Você está no caderno - Rondônia
Novo Ecoponto
Novo Ecoponto será instalado em Ji-Paraná
Nesta sexta-feira (13), foi instalado um novo Ecoponto em Ji-Paraná, entre a Unir e o Ifro, no final da av. Monte Castelo. A ação,..
Publicado Sábado, 14 de Dezembro de 2019, às 10:20 | Fonte Diário da Amazônia 0

 
 

Divulgação/ Internet

Nesta sexta-feira (13),  foi instalado um novo Ecoponto em Ji-Paraná, entre a Unir e o Ifro, no final da av. Monte Castelo. A ação, realizada pelo projeto Recicla-Jipa, em parceria com o Tribunal de Justiça de Rondônia, promove educação ambiental e disseminação de conhecimento sobre a importância de tratar com responsabilidade os resíduos gerados.

Além do TJRO, o projeto conta com apoio de outras empresas, como a Unimed, primeiro parceiro que apostou no projeto. Todos os parceiros estão mobilizados em prol desta causa ambiental de reduzir os resíduos encontrados no município. Para Ji-Paraná, o TJRO doou 3 Ecopontos e 1 escritório (miniecoponto), recursos (34 mil reais) originários das penas pecuniárias, além de palestras ambientais em escolas e capacitação de professores.

Os EcoPontos serão colocados em locais estrategicamente localizados, próximos a escolas, com posterior trabalho de educação ambiental que atingirão cerca de 1.700 alunos e 45 professores. A população poderá depositar: papel, metal, plásticos, eletrônicos e óleo de cozinha usado. O escritório será colocado em frente do fórum para a coleta do lixo devidamente separado.
Para o Juiz de Direito de Ji-Paraná, Maximiliano Deitos, essa iniciativa promove uma postura socioambiental diante da cidade, e o apoio do Judiciário perante a prática dessas ações educativas ajudam a conscientizar as futuras gerações sobre a responsabilidade com o meio ambiente.

De acordo com o Coordenador do projeto Vilton Sanchotene Pinto Filho, o objetivo é reduzir em 104 mil toneladas o montante de resíduos enviados ao lixão ou aterro municipal no período de 4 anos, conforme consta a Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município.

A inauguração do Ecoponto contará com a presença do diretor da UNIR, diretor do IFRO, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o comandante da polícia ambiental e o idealizador do Projeto da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis.

O contêiner instalado receberá resíduos dos mais diversos tipos, como papel, papelão, vidros, plásticos de todos os tipos, equipamentos eletrônicos, entre outros. Todos eles estarão em compartimentos separados para facilitar a coleta.

O projeto Recicla Jipa, que está sendo desenvolvido no município, é coordenado pela COOCAMARJI (Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná), e tem uma missão de fazer com que todos os ji-paranaenses assumam a responsabilidade de reciclar. Seus objetivos estão totalmente integrados às políticas nacional e municipal de resíduos sólidos, para realização da coleta seletiva na cidade de Ji-Paraná Rondônia.







Veja também em Rondônia


SAAE divulga resultados preliminares do concurso público realizado em dezembro de 2019
Candidatos têm prazo entre os dias 16 e 22 de janeiro de 2020 para entrar com recursos contra o resultado ...


Contribuinte jaruense tem 10% de desconto até 31 de janeiro para o pagamento da cota única de tributos municipais
O contribuinte jaruense poderá obter um desconto de 10% no pagamento da cota única de tributos municipais referente a imóveis,.....


Prefeitura de Jaru mantém serviços de recuperação de ruas mesmo no período chuvoso
Trabalho é realizado com equipes e maquinários próprios da prefeitura ...


Servidor é socorrido após ser picado por mais de 100 abelhas
O homem foi socorrido ao Hospital Municipal e encontrava-se consciente. ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News