Rondônia, - 05:55

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Praças Tenreiro Aranha e Adalberto Vale serão entregues dia 11
A informação foi confirmada, na manhã desta quinta-feira (7), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Publicado Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2019, às 12:41 | Fonte D2 AM Amazônia 0

 
 

(Foto: Divulgação)

As obras serão entregues na próxima segunda-feira (11), de acordo com o Iphan

Após período de reformas, as praças Adalberto Vale e Tenreiro Aranha, que culminam com a conclusão da restauração do Pavilhão Universal, que compõe o Centro Histórico da capital amazonense, representante do ciclo econômico da borracha, a chamada Belle Époque, serão entregues nas próxima segunda-feira (11), às 10h30, de acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Valorizando esses espaços públicos, as obras foram realizadas a partir da parceria entre os governos federal e municipal, com investimentos das duas fontes. As praças receberam recursos de quase R$ 1 milhão por meio do Iphan, e agora estão renovadas, com condições adequadas de acessibilidade, iluminação e paisagismo.

Também foram feitas melhorias de sinalização e implantação de espaços de lazer, estimulando a permanência da população nestes locais. Além disso, entre as intervenções, também estavam a completa restauração do Pavilhão Universal e sua transferência da praça Tenreiro Aranha para a Adalberto Vale. O espaço terá agora novo uso, como Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, este é um presente pelos 350 anos de Manaus, concluindo uma importante etapa do esforço conjunto que vem sendo feito pela instituição e a prefeitura para revitalizar e valorizar o Centro Histórico. “Esperamos que os moradores recebam esse presente com alegria e cuidem, junto conosco, desses espaços que são parte tão importante e simbólica da cidade”, celebra.

Com o apoio do Iphan, a administração municipal vem realizando o projeto Manaus Histórica, visando atrair turistas para a cidade e estimular o uso do Centro Histórico.

Importância

Os dois espaços possuem grande importância para a capital. Localizada na Avenida Floriano Peixoto, a Praça Adalberto Vale é um dos primeiros cenários do turista que chega pelo Porto de Manaus. Durante a obra de requalificação, foram encontrados vestígios de trilhos do antigo bonde que cruzava a região, ajudando a contar mais um pedaço da história da capital.

A Praça Tenreiro Aranha, por sua vez, data de 1845 e chegou a ser, durante a década de 1970, um grande estacionamento. Agora recuperada, ela passa a ser mais um espaço de convívio, lazer e contemplação.







Veja também em Notícias da Amazônia


NASA alerta que queimadas na Amazônia podem ser mais intensas
NASA alerta que as condições climáticas vão tornar a “paisagem do sul da Amazônia mais seca e inflamável”...


Comissão externa discute situação dos povos indígenas na pandemia
Convidados serão ouvidos por videoconferência ...


Internado em São Paulo com Covid-19, prefeito de Manaus segue sem previsão de alta; quadro é estável
Por vontade própria, prefeito foi transferido para hospital em São Paulo após testar positivo par doença há duas semanas...


Carregador de mercadoria é encontrado morto dois dias após cair em rio na Manaus Moderna
Para a polícia, trabalhadores da região que conheciam a vítima contaram que o homem sumiu na tarde de sábado (11)...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News