Rondônia, - 17:26

 

Você está no caderno - Polícia
Polícia
PF deflagra Operação Appius para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro
Foram cumpridos mandados em São Paulo/SP e Fortaleza/CE
Publicado Quinta-Feira, 7 de Novembro de 2019, às 12:25 | Fonte Policia Federal 0

 
 

Divulgação / Polícia Federal

A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal, deflagrou nesta manhã (7/11) a Operação Appius, para apurar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A operação de hoje é decorrente da investigação desenvolvida na Operação Castelo de Areia, deflagrada em 2009.

São cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza, todos expedidos pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo a pedido da Polícia Federal.

O inquérito policial tem origem em informações obtidas a partir da colaboração premiada de um do investigado e apura o pagamento de propina por parte de uma empreiteira a agentes públicos, com o fim de suspender e anular a Operação Castelo de Areia.

A Operação Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por representantes da mesma empreiteira e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos.

 A ação penal decorrente desta operação foi suspensa por um Habeas Corpus, concedido em 2010 pelo ex-Presidente do STJ, no Plantão Judiciário. Em 2011, a Castelo de Areia foi anulada pelo mesmo tribunal.

 Fatos investigados na Operação Castelo de Areia vieram à tona com a deflagração da Operação Lava Jato, como as irregularidades na construção da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco.

 O inquérito policial apura os crimes de corrupção passiva e corrupção ativa, previstos no Código Penal, além dos crimes de lavagem e ocultação de ativos, previstos no art. 1° da Lei 9.613/98.

 A investigação segue em segredo de justiça.

 

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo –

Contato: (11) 3538-5013







Veja também em Polícia


PF deflagra segunda fase da Operação Porteira Aberta
Nesta fase, a PF investiga pagamento de propina a servidores públicos para emissão de certificados sanitários ...


PF deflagra a 69ª Fase da Operação Lava Jato - Operação Mapa da Mina
O montante dos repasses apurado até o momento pode chegar a R$ 193 milhões ...


Polícia Federal combate o parcelamento urbano ilegal no DF
Operação Lazarus cumpre 15 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão temporária contra integrantes de organização criminosa por parcelamento ilegal de área rural da União ...


PF combate saques de créditos de precatórios judiciais
Operação Stellio cumpre 28 ordens judiciais em cinco Estados e no Distrito Federal ...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News