Rondônia, - 04:08

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Oportunidade de expandir os negócios, diz empresária sobre incentivo à exportação
Lançado nesta segunda, 9, Programa de Qualificação para Exportação vai incentivar empresas amapaenses a entrarem no comércio internacional.
Publicado Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, às 18:07 | Fonte Governo do Estado do Amapá 0

 
 

Foto: Marcelo Loureiro / Secom

Empresária quer levar para outros países produto amapaense feito com a matéria-prima local

Incentivar pequenas e médias empresas amapaenses a entrarem no mercado internacional é o objetivo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), lançado nesta segunda-feira, 9, no auditório do Museu Sacaca, em Macapá. A meta é qualificar 50 empresas em 24 meses.

Desde maio, as empresas passam por seleção. Até o momento, 11 foram aprovadas e 16 estão em processo de análise. Marivone Pastana, da Aroma Tucuju, marca de cosméticos produzidos com matéria-prima da floresta, identificou no programa a oportunidade de entrar no mercado internacional. Ela foi uma das selecionadas.

“É uma oportunidade de expandir os negócios, levando para outros países um produto amapaense feito com a matéria-prima da nossa terra”, disse a empresária.

O projeto é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

“É um programa com metodologia avaliada e testada, e que vamos aplicar no Amapá para auxiliar no processo para exportação, entendendo as dificuldades das empresas, avaliando o potencial e encorajando-as para que avancem no processo de exportação”, reforçou o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes.

As empresas receberão acompanhamento e auxílio individual, melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas para melhorar o desempenho no mercado internacional, treinamentos coletivos e participarão de eventos e incentivos para interação e cooperação entre empresas e instituições de apoio no Comitê Consultivo do Núcleo Operacional Peiex no Amapá.

“É um incentivo para as pequenas e médias empresas, pois elas têm potencial para exportar, e isso fortalece o ambiente inovador e exportador do estado”, afirmou o vice-governador, Jaime Nunes.  

Compartilha da mesma afirmação, o diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Edevaldo Teixeira, que também acredita no potencial exportador dessas empresas. “Vamos mostrar que é possível exportar. Cumprindo esse projeto de dois anos, a empresa estará pronta para o mercado internacional, gerando mais renda para as empresas e retorno financeiro para o Amapá”, disse.

O atendimento varia de acordo com a modalidade de trabalho e não gera contrapartida financeira, a empresa deverá arcar apenas com os custos referentes a implementação das ferramentas e mudanças sugeridas pela equipe.  

Apex-Brasil

Apex-Brasil é a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, um serviço social autônomo como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc) e outros. A Apex-Brasil atua para promover a exportação de produtos e serviços brasileiros e atrair investimentos externos para o Brasil.

Os interessados podem procurar o Núcleo do PEIEX em Macapá, localizado na Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá no Centro de Incubações de empresas – Bloco 1, Sala C, Ramal da Unifap, Km 02 da Rodovia JK, bairro Marco Zero, no horário das 8h às 12h ou através do e-mail [email protected] e telefone (96) 98114-6992.

Por: Anne Santos









Veja também em Notícias da Amazônia


Novena de São José completa duas décadas e reúne 75 mil pessoas
A celebração, que acontece no Santuário de São José, na Rua Visconde de Porto Alegre, foi criada no dia 19 de setembro de 1999, pelo padre Sérgio Lúcio Alho da Costa ...


Operação cumpre mandados de prisão contra policiais militares e um vereador suspeitos de atuar em grupos de extermínio
No total, serão cumpridos nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, a atuação desses grupos é responsável......


Crianças de 11 e 8 anos encontram pai morto eletrocutado no AC; produtor tentava arrumar bomba de água
Acidente aconteceu por volta de meio dia, na zona rural do Bujari, no interior do Acre. Mas, corpo de Jovano de Oliveira, de 39 anos, só foi encontrado pelos filhos por volta das 17h...


Sine oferta 19 vagas de emprego para Rio Branco nesta quinta-feira (19); confira a lista
Candidatos interessados devem ir à OCA, na rua Quintino Bocaiúva, 299 - Centro...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News