Rondônia, - 04:07

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Igeprev fortalece debate sobre Controle Interno e Transparência no Setor Público
Cerca de 100 servidores de órgãos municipais e estaduais participaram, nesta terça-feira (10), da palestra sobre o tema...
Publicado Terça-Feira, 10 de Setembro de 2019, às 18:04 | Fonte Governo do Estado do Pará 0

 
 

Foto: Rodolfo Souza / Igeprev PA

Leila Márcia Elias falou sobre sua experiência profissional para quase 100 servidores públicos

Cerca de 100 servidores de órgãos municipais e estaduais participaram, nesta terça-feira (10), da palestra sobre o tema "O Controle Interno e a Transparência no Setor Público", no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev). A professora, contadora e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Leila Márcia Elias, falou sobre sua experiência profissional na área. “Hoje, o Controle Interno é responsabilidade de todas as pessoas que fazem parte do órgão. Nós temos que desmistificar essa ideia de que o Controle prejudica as pessoas. Não é uma caça às bruxas. Isso não é verdade”, ressaltou Leila Elias.

Segundo a profissional, o Controle Interno é um tema transversal, que alcança todos os setores. “É um tema importante não só para as unidades administrativas, mas também para os gestores e usuários da administração pública”, afirmou. A professora ainda fez questão de destacar que o Controle Interno visa evitar erros e falhas, assim como possíveis irregularidades. “Esse trabalho combate a fraude e a corrupção na administração pública”, sintetizou.

O presidente do Igeprev, Silvio Vizeu, acompanhou a palestra e reforçou que o Controle Interno dá conformidade e segurança para atos e processos tramitados. “Na verdade, é uma ação preventiva para evitar falhas. Se a gente fortalecer esse caráter preventivo, com certeza não vamos corrigir falhas no futuro”, frisou o gestor.

Transparência – Servidor público há 21 anos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o coordenador do Sistema Financeiro Estadual, Wagner Capelli, aprovou o evento. “O Controle Interno e a Transparência são primordiais para a gestão pública, e mostram o interesse do Estado em aperfeiçoar essas duas ferramentas”, declarou Wagner Capelli.

Para o coordenador, o Controle Interno, apesar de ser normativo, tem um ato que representa as boas práticas de gestão, e a transparência é o resultado dessa boa prática. “Essa divulgação faz com que o servidor entenda que ele não está sozinho dentro do seu órgão. Por isso, ele tem que entender que o trabalho que desenvolve retorna para a sociedade via transparência”, concluiu.  

A palestra reuniu representantes de 29 órgãos: Igeprev; Sefa; Sead (Secretaria de Estado de Administração); NGTM (Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano); Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública); Hospital Ophir Loyola; Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Detran (Departamento de Trânsito do Estado); Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento); Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica); Sedeme (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia); PGE (Procuradoria-Geral do Estado); Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social); Polícia Militar; Codec (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará); Fundação Carlos Gomes; Setur (Secretaria de Estado de Turismo); Setran (Secretaria de Estado de Transportes); Ceasa (Centrais de Abastecimento do Pará); Casa Civil da Governadoria; Vice-Governadoria; Sesma (Secretaria Municipal de Saúde de Belém); Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana); Belemtur (Companhia de Turismo de Belém); OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará) e CDP (Companhia Docas do Pará), além de representantes da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Piriá (no nordeste paraense) e das Câmaras Municipais de Muaná (no Arquipélago do Marajó) e Castanhal (no nordeste).

Por Rodolfo Souza (IGEPREV)
 









Veja também em Notícias da Amazônia


Novena de São José completa duas décadas e reúne 75 mil pessoas
A celebração, que acontece no Santuário de São José, na Rua Visconde de Porto Alegre, foi criada no dia 19 de setembro de 1999, pelo padre Sérgio Lúcio Alho da Costa ...


Operação cumpre mandados de prisão contra policiais militares e um vereador suspeitos de atuar em grupos de extermínio
No total, serão cumpridos nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, a atuação desses grupos é responsável......


Crianças de 11 e 8 anos encontram pai morto eletrocutado no AC; produtor tentava arrumar bomba de água
Acidente aconteceu por volta de meio dia, na zona rural do Bujari, no interior do Acre. Mas, corpo de Jovano de Oliveira, de 39 anos, só foi encontrado pelos filhos por volta das 17h...


Sine oferta 19 vagas de emprego para Rio Branco nesta quinta-feira (19); confira a lista
Candidatos interessados devem ir à OCA, na rua Quintino Bocaiúva, 299 - Centro...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News