Rondônia, - 08:27

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazônia
Samu celebra 13 anos de fundação com exposição de primeiros socorros
Demonstrações aconteceram durante a tarde de domingo em um shopping na zona sul da cidade e fazem parte da programação de aniversário do Samu.
Publicado Segunda-Feira, 9 de Setembro de 2019, às 15:57 | Fonte Governo do Estado do Amapá 0

 
 

Foto: Elmano Pantoja

Integrantes do Samu ensinaram técnicas de primeiros socorros em crianças

Uma exposição de primeiros socorros em um shopping, na zona sul de Macapá, marcou o início da programação do aniversário de 13 anos que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), celebrada no dia 11 de setembro. As demonstrações foram de ações realizadas ao longo de todos esses anos, orientações de primeiros socorros e apresentações de projetos.

Um dos projetos apresentados foi o Samu Baby, idealizado pela médica Caroline Pastana, e posto em prática no segundo semestre deste ano. A inovação visa repassar a professores e gestores de creches, técnicas de primeiros socorros a crianças menores de quatro anos. De acordo com a médica, a ideia surgiu pela grande demanda de ocorrências.

“Quase que diariamente recebemos chamados de creches envolvendo crianças que se engasgam durante uma refeição. Isso é algo comum porque, nesta idade, elas ainda estão se adaptando a alimentos mais sólidos. Saber como proceder em um incidente como este é primordial para evitar uma parada respiratória até a chegada de uma equipe”, explicou Pastana.

As demonstrações chamaram a atenção do autônomo Roman Balieiro, que já passou por um susto com um dos filhos. “Há alguns anos o meu primeiro filho se engasgou e minha mãe só o sacodia. Graças a Deus, tudo acabou bem, mas agora, olhando aqui e pegando essas informações, sei que aquela forma não foi a correta, então, saber como proceder é essencial”, ressaltou Balieiro.

A exposição aconteceu em parceria com as unidades municipais do Samu que desenvolvem projetos educativos em escolas de Macapá e Santana. Além dos projetos, a programação também contou com a exposição de materiais de imobilização, manobras de compressões simuladas em bonecos e da ambulância que dispõe de aparelhos de terapia intensiva.

De acordo com a enfermeira responsável pela programação, Kelly Teles, a exposição é para mostrar à população a importância do trabalho que é desenvolvido. “Às vezes, muita gente não entende quando um procedimento é demorado sem saber a complexidade que envolve cada manobra. Então, é importante, para nós, apresentar o serviço assim e trazer a população mais para perto”, frisou Teles.

Programação:

9 de setembro – Abertura oficial da I Semana dos Profissionais do Samu no Estado do Amapá, no auditório do Sesi, às 8h;

10 de setembro – Oficina com minicursos, no auditório do Sesi, às 8h;

11 de setembro – Simulação realística, no estacionamento do Estádio Olímpico Zerão, às 16h.









Veja também em Notícias da Amazônia


Crianças de 11 e 8 anos encontram pai morto eletrocutado no AC; produtor tentava arrumar bomba de água
Acidente aconteceu por volta de meio dia, na zona rural do Bujari, no interior do Acre. Mas, corpo de Jovano de Oliveira, de 39 anos, só foi encontrado pelos filhos por volta das 17h...


Sine em RR oferta 28 vagas de emprego nesta quinta-feira (19)
Interessados devem comparecer ao Sine das 7h30 às 13h30...


Sine oferta 19 vagas de emprego para Rio Branco nesta quinta-feira (19); confira a lista
Candidatos interessados devem ir à OCA, na rua Quintino Bocaiúva, 299 - Centro...


Operação cumpre mandados de prisão contra policiais militares e um vereador suspeitos de atuar em grupos de extermínio
No total, serão cumpridos nove mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão. De acordo com as investigações, a atuação desses grupos é responsável......

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News