Rondônia, - 11:42

 

Você está no caderno - Notícias da Amazônia
Notícias da Amazonia
Saúde realiza seminário com o tema A Mineração no Tocantins e no Brasil nesta sexta-feira
A Secretaria de Estado da Saúde realiza na sexta-feira, 23, o II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) que terá como tema A Mineração no Tocantins e no Brasil
Publicado Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019, às 11:03 | Fonte Portal Tocantins 0

 
 

Márcio Di Pietro/Governo do Tocantins

Mineração gera grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização

A Secretaria de Estado da Saúde realiza na sexta-feira, 23, o II Seminário de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) que terá como tema A Mineração no Tocantins e no Brasil. Na ocasião serão apresentados trabalhos de diversos estados brasileiros que comprovaram contribuição real ao desenvolvimento da vigilância e promoção da Saúde do Trabalhador. O seminário ocorrerá no auditório do Ministério Público do Estado (MPE), em Palmas.

De acordo com a gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde, Magna Dias Leite, o tema abordado no seminário surgiu da preocupação com os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, causados pela mineração, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. “Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador e de proposição de estratégias para reduzir esses impactos”, disse Magna.

Na programação deste ano temas de grande repercussão serão abordados como os acidentes de trabalho na Samarco em Mariana e Vale em Brumadinho pela palestrante Marta de Freitas que atuou diretamente nas áreas atingidas. Marta de Freitas é mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.

O Impacto Socioeconômico e Ambiental e Panorama da Mineração no Brasil e Tocantins, também será abordado pelo palestrante Bruno Milanez, doutor em Política Ambiental que também atuou em Brumadinho.

Oficinas

No dia 22 serão realizadas duas oficinas, no prédio do Anexo I da Superintendência de Vigilância em Saúde, com apresentação de experiências bem sucedida de vários municípios. A primeira terá o tema Saúde Mental relacionado ao Trabalho com a facilitadora,  Maria do Socorro Nina, psicóloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Amazonas e Professora da Universidade  Federal do  Amazonas, serão apresentados os principais conceitos considerando a relação saúde mental e trabalho e rede de atenção à saúde mental da região amazônica.

A segunda oficina terá como tema a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária: na busca da qualificação e da integralidade no cuidado, com a facilitadora Elém Cristina, que vai apresentar o  panorama nacional e relevância das ações voltadas para a Saúde do Trabalhador na Atenção Primária.

Mineração

A mineração gera grandes impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana, principalmente à população local e aos trabalhadores nas etapas do processo produtivo, de logística e comercialização. Por ser potencialmente poluidora, a mineração, dependendo do minério causa problemas de saúde a curto, médio e longo prazo, sendo estes problemas de interesse à saúde pública e consequentemente de responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sentido, este seminário visa contribuir para a ampliação do entendimento acerca dos problemas ambientais e de saúde decorrentes da mineração, sobre a atuação da Visat e proposição de estratégias para reduzir os impactos socioeconômicos, ambientais e à saúde humana.

 Fernanda Veloso/Governo do Tocantins







Veja também em Notícias da Amazônia


Calculando perdas de até 30% por causa da pandemia, governo discute hoje bases do retorno das atividades produtivas no Amazonas
O governador Wilson Lima (PSC), disse nesta segunda-feira (25/5)...


Portal da Transparência do Coronavirus é ativado pelo Governo do Amapá
Gastos públicos da gestão e números detalhados sobre o novo coronavírus vão compor a nova ferramenta online.....


UFRR suspende aulas presenciais de pós-graduação por pandemia de Covid-19
Instituição já havia suspendido por tempo indeterminado as aulas presenciais e à distancia da graduação, além do atendimento ao público...


Trio suspeito de tráfico é preso com cocaína, arma e dinheiro em Boa Vista
Suspeitos foram presos pela Ficco no bairro Cambará, nessa segunda-feira (20)...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News