Rondônia, - 21:28

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Bolsonaro assina decreto sobre bem-estar de animais usados em rodeios
Decreto presidencial assinado na noite deste sábado (17) estabelece que compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ...
Publicado Domingo, 18 de Agosto de 2019, às 13:10 | Fonte Agência Brasil 0

 
 

Divulgação - Internet

 

Decreto presidencial assinado na noite deste sábado (17) estabelece que compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios.

Na prática, o decreto que o presidente Jair Bolsonaro assinou ao participar da 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos (SP) complementa a Lei nº 10.519 , de julho de 2002, que estabelece as normas de promoção e fiscalização da defesa sanitária animal em rodeios.

O decreto, que será publicado no Diário Oficial da União, estipula que o Mapa poderá, a qualquer momento, requerer parecer de especialistas para subsidiá-lo na avaliação dos protocolos de bem-estar dos animais empregados nos eventos de montaria, com ou sem provas de laço, realizados para avaliar a habilidade dos peões em dominar os animais.

O texto assinado pelo presidente também decreta que será responsabilidade dos órgãos de sanidade agropecuária dos estados e do Distrito Federal checar o cumprimento dos protocolos de bem-estar animal elaborados pelas entidades promotoras de rodeios e devidamente reconhecidos pelo Mapa. O reconhecimento destes protocolos se dará por meio de ato administrativo normativo assinado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Pela Lei nº 10.519, de 2002, aplicam-se aos rodeios as disposições gerais relativas à defesa sanitária animal, incluindo-se a exigência dos atestados de vacinação contra a febre aftosa e de controle da anemia infecciosa eqüina.

Em nota, a associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, elogiou a assinatura do decreto. “Por meio de um ato corajoso, o presidente está demonstrando que é possível ter um rodeio 100% sem maus tratos [aos animais]. Esse decreto permitirá a realização de rodeios sem qualquer risco”, comentou Ricardo Batista da Rocha, presidente da associação.

Edição: Valéria Aguiar

 







Veja também em NACIONAL


Desde que o motim de PMs começou, Ceará registrou 147 homicídios
Ministro da Justiça, com comandante da Defesa e advogado da União, visita Fortaleza para acompanhar a atuação das tropas federais. Afirma que assassinatos começaram a cair assim que GLO foi decretada. Só que, desde que motim de policiais começou, s...


Número de assassinatos aumenta no Ceará após início do motim de PMs
Subiu para 122 o total de mortes violentas registradas desde a última quarta-feira (19)...


No Twitter, Damares lembra que greve de PMs não é permitida por lei
Na segunda-feira, 24, após participação em painel no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Damares disse ao jornalista Jamil Chade, do portal UOL, que greve era um 'direito'...


Mega-Sena acumula pela 16ª vez e prêmio vai para R$ 200 milhões
Excepcionalmente o próximo sorteio será realizado na quinta-feira (27)...

 



 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News