Rondônia, - 01:19

 

Você está no caderno - eleições2018
Eleições 2018
Rede, PC do B e mais 12 siglas correm risco de extinção
Publicado Terça-Feira, 9 de Outubro de 2018, às 06:14 | Fonte Notícia ao Minuto 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355454&codDep=74" data-text="Rede, PC do B e mais 12 siglas correm risco de extinção

  
 
 

© REUTERS Rede, PC do B e mais 12 siglas correm risco de extinção


A apuração dos votos de todo o país para a Câmara dos Deputados mostra que 14 dos 35 partidos existentes não conseguiram atingir um desempenho mínimo nas urnas e, com isso, vão perder instrumentos essenciais à sua existência a partir de 2019. 

Embora haja possibilidade de mudança, já que candidaturas com questionamento judicial ainda não tiveram seus votos computados, a Rede, da presidenciável Marina Silva, o PC do B, vice na chapa de Fernando Haddad (PT), e o PRTB, único formalmente aliado a Jair Bolsonaro (PSL), estão até o momento entre as siglas que não superaram a chamada cláusula de barreira.

O mecanismo aprovado pelo Congresso com o objetivo de reduzir a grande pulverização partidária do país estabelece como piso de desempenho, na atual eleição, a obtenção de pelo menos 1,5% dos votos válidos nacionais ou a eleição de no mínimo nove deputados federais em pelo menos 9 das 27 unidades da federação.

Tradicional partido da esquerda brasileira e aliado histórico do PT, o PC do B "bateu na trave" ao eleger nove deputados federais, mas em apenas sete estados. Os votos válidos nacionais da sigla somaram 1,35%.

Presidente nacional da legenda, a deputada Luciana Santos (PE) afirmou nesta segunda (8) que o partido ainda está consolidando internamente os números e que espera contar com votos de candidatos que estão sub judice, entre eles um na Bahia.

Já a Rede de Marina Silva seguiu na esfera da Câmara o desempenho pífio da presidenciável. Criada em 2015, a sigla teve agora a sua estreia em uma eleição nacional, mas só elegeu um deputado federal, a advogada Joenia Wapichana (RR), a primeira indígena eleita na história para o Congresso Nacional.Os votos válidos da Rede somaram apenas 0,83%.

O PRTB de Levy Fidélix elegeu três deputados federais e teve apenas 0,7% dos votos válidos em todo o país.

De acordo com a lei, as siglas que não superarem a cláusula de barreira (também chamada de cláusula de desempenho) perdem direito ao fundo partidário, principal fonte de financiamento das legendas, à propaganda na TV e rádio, além do funcionamento legislativo (gabinete partidário, estrutura de assessores, discursos nas sessões, entre outros pontos).

A regra também permite aos políticos eleitos por essas legendas trocarem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Os outros 11 partidos que não cumpriram a cláusula foram Patriota, que chegou a quase fechar a filiação de Jair Bolsonaro, e siglas de outros três presidenciáveis: PHS, PRP, PMN, PTC, PPL (partido do presidenciável João Goulart Filho), DC (partido do presidenciável José Maria Eymael), PMB, PCB, PCO e PSTU (partido da presidenciável Vera Lúcia). Com informações da Folhapress.

 








Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em eleições2018


Rocha levou a eleição também em Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena
Os números da eleição de 2º turno que elegeu o candidato do PSL, Coronel Marcos Rocha mostra os seguintes cenários nos maiores município de Rondônia ...


Derrotado nas urnas, Expedito Junior venceu em apenas três municípios de RO
O ex-senador, Expedito Junior (PSDB) adversário do candidato do (PSL) eleito no 2º turno das eleições deste domingo (28) venceu em apenas três municípios do estado...


Wilson Lima foi eleito governador do Amazonas
Com 83% das urnas apuradas, o candidato Wilson Lima (PSC) está matematicamente eleito governador do Amazonas, com 60,15% dos votos válidos. Amazonino Mendes (PDT) ficou com 39,85%....


Com 100% das urnas apuradas, Coronel Marcos Rocha obteve 261.156 mil votos de diferença para Expedito Junior
Conforme dados do sistema de apuração do TSE, o candidato de Jair Bolsonaro, ganhou com uma diferença de 261.156  mil votos válidos ...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News