Rondônia, - 13:21

 

Você está no caderno - eleições2018
Eleições 2018
Nunca houve virada no 2º turno para a Presidência; nos Estados, foram raras
Publicado Terça-Feira, 9 de Outubro de 2018, às 06:12 | Fonte Poder 360 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355453&codDep=74" data-text="Nunca houve virada no 2º turno para a Presidência; nos Estados, foram raras

  
 
 

© Sérgio Lima - Poder360 - 24.mai.2017 Fachada do Palácio do Planalto com soldado na rampa

 

O sistema eleitoral no Brasil adotou a possibilidade de 2º turno na Constituição de 1988. A primeira eleição que usou esse dispositivo foi a presidencial de 1989.

O Brasil teve 93 eleições para governadores disputadas no 2º turno. Em apenas 27 delas houve uma virada na 2ª fase do pleito –quando o concorrente que termina o 1º turno na frente depois é derrotado pelo seu oponente que estava em desvantagem.

No caso de eleições presidenciais, houve 5 disputas. Em todas elas não houve nenhuma reviravolta no 2º turno. O presidenciável que estava na frente durante o 1º turno ganhou a eleição na rodada final de votação.

Neste ano, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) disputarão o 2º turno ao Palácio do Planalto. Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em números arredondados, Bolsonaro obteve 46% dos votos válidos e Haddad 29%, uma diferença de 17 pontos percentuais entre eles.

Em 2002, por exemplo, Lula (PT) obteve 46,4% dos votos contra o José Serra (PSDB), que pontuou 23,2%. A diferença entre o 1º e o 2º colocado era de 23,2 pontos percentuais. No 2º turno, Lula venceu o tucano com 61,3% dos votos válidos, 1 crescimento de 14,9 pontos. Serra terminou o pleito com 38,7%– subiu só 15,5 pontos.

Eis abaixo uma tabela sobre a evolução dos candidatos no 2º turno para à Presidência.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

Disputa nos Estados

Haverá 2ª turno em 13 Estados e no Distrito Federal. Nos outros 13, a decisão foi no 1º turno (Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Espírito Santo).

Segundo o levantamento feito com dados do TSE, viradas em disputas estaduais são raras, mas não impossíveis. Nos 93 casos em que houve 2º turno, em 27 (29%) ocorreu uma reviravolta.

Nessas 27 viradas, apenas 5 casos se deram quando a diferença entre o 1º e o 2º colocado era maior do que 10 pontos percentuais. Em todos os demais, os candidatos terminavam muito próximos no 1º turno.

No caso de Bolsonaro e Haddad, a diferença é de aproximadamente 17 pontos percentuais. Só uma vez na história de eleições para governador houve 1 caso em que o segundo colocado reverteu uma diferença tão grande no 2º turno. Foi uma ocasião especial, em 1994, quando Eduardo Azeredo (PSDB) teve 27,2% contra 48,3% de Hélio Costa (PP) –uma diferença de 21,1 pontos percentuais. No 2º turno, deu Azeredo com 58,6% e Costa com 41,3%

Naquele ano de 1994, o PSDB venceu em vários Estados e Fernando Henrique Cardoso ganhou o Palácio do Planalto no 1º turno. Era o auge do Plano Real, que derrotou a inflação no Brasil. Todos os tucanos se beneficiaram disso. Foi 1 caso de virada de grande magnitude (reversão de 21,1 pontos) que nunca mais se repetiu na história de eleições para governador nem para presidente.

Eis os números:

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 

 

© Fornecido por Poder360 Jornalismo e Comunicação S/S LTDA.

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em eleições2018


PF abrirá novo inquérito para apurar ataque a Jair Bolsonaro
Investigações pretendem apontar quais foram as motivações e identificar todos os que possam estar envolvidos no crime contra o candidato ...


Haddad promete isentar IR de quem ganha até 5 salários e não recriar CPMF
Candidato disse também que unir alíquotas do IR é um 'pequeno desastre' que pode aumentar a desigualdade entre ricos e pobres ...


Advogado Ibaneis Rocha será o novo governador do Distrito Federal
A apuração para presidente só começa a ser divulgada às 19h...


Kátia Abreu acusa Haddad de se esconder durante impeachment de Dilma
A ex-ministra Kátia Abreu, vice na chapa de Ciro Gomes (PDT), criticou neste domingo, 16, o PT por ''ingratidão'' e acusou seu candidato Fernando Haddad de ter se escondido durante o impeachment de Dilma Rousseff....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News