Rondônia, - 19:25

 

Você está no caderno - eleições2018
reprovado nas urnas
Renovação: casal Raupp é reprovado nas urnas
Renovação,  expressão que tirou o sono de muitos antigos políticos de clãs tradicionais e que se concretizou no pleito de 2018.
Publicado Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2018, às 08:37 | Fonte Ariquemes Online 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355356&codDep=74" data-text="Renovação: casal Raupp é reprovado nas urnas

  
 
 

Waldemir Barreto/Agência Senado - Câmara dos Deputados

Os Raupp foram reprovados nas urnas

Renovação,  expressão que tirou o sono de muitos antigos políticos de clãs tradicionais e que se concretizou no pleito de 2018.

 

A mudança mais radical aconteceu no Senado Federal onde apenas oito parlamentares conseguiram se eleger, uma renovação de 46 cadeiras.

 

Rondônia

 

Eleito nas eleições de 2002 para o primeiro mandado de senador com mais de 210 mil votos, o ex-governador do Estado, Valdir Raupp de Matos (MDB) mudou-se para Brasília para exercer a 52ª e 53ª legislaturas respectivamente, foi reeleito em 2010 para mais duas legislaturas com a votação de 481.284 votos válidos, mais que o dobro do pleito anterior, acuado por denúncias de corrupção e tendo o nome mencionado na Operação Lava-jato, Raupp amargou derrota histórica nas urnas, citado nas pesquisas sempre em segundo e terceiro lugar, não passou da sexta colocação com a pífia votação de 80.370 votos.  

 

Já a deputada, Marinha Raupp (MDB) que esta no 6º mandato na Câmara Federal esposa do senador Valdir Raupp, não conseguiu se eleger, “campeã” de votos em quase todos os pleitos, obteve apenas 18.233 votos, diferentemente dos 61.419 que obteve em 2014, ficou na 18º posição.

 

A bancada de Rondônia no Congresso Nacional foi renovada em 100%, no Senado com a eleição do atual deputado federal, Marcos Rogério (DEM) e do ex-governador, Confúcio Moura (MDB).

 

Já na Câmara, a situação não é diferente com apenas três parlamentares passando no teste das urnas, enquanto a maioria com cinco renovações.

 

No Senado, apenas 8 das 54 vagas em disputa serão ocupadas por candidatos que disputaram reeleição na votação deste domingo. Na Câmara, a renovação deve ficar acima de 50% das cadeiras. O número deve ser maior que o das últimas eleições, quando a taxa ficou em 47%. A última vez em que a Câmara teve uma renovação tão grande foi em 1994, quando 54,2% dos deputados eleitos eram novos.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em eleições2018


PF abrirá novo inquérito para apurar ataque a Jair Bolsonaro
Investigações pretendem apontar quais foram as motivações e identificar todos os que possam estar envolvidos no crime contra o candidato ...


Haddad promete isentar IR de quem ganha até 5 salários e não recriar CPMF
Candidato disse também que unir alíquotas do IR é um 'pequeno desastre' que pode aumentar a desigualdade entre ricos e pobres ...


Advogado Ibaneis Rocha será o novo governador do Distrito Federal
A apuração para presidente só começa a ser divulgada às 19h...


Kátia Abreu acusa Haddad de se esconder durante impeachment de Dilma
A ex-ministra Kátia Abreu, vice na chapa de Ciro Gomes (PDT), criticou neste domingo, 16, o PT por ''ingratidão'' e acusou seu candidato Fernando Haddad de ter se escondido durante o impeachment de Dilma Rousseff....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News