Rondônia, - 19:23

 

Você está no caderno - CIÊNCIA E SAÚDE
saúde
Saiba quais são as melhores alternativas ao uso de agrotóxicos
A menos que você não acompanhe os principais noticiários diários do país, já deve saber que existe um projeto de lei aguardando aprovação que busca flexibilizar a utilização dos agrotóxicos no país.
Publicado Domingo, 7 de Outubro de 2018, às 16:11 | Fonte Informe Publicitário 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=355299&codDep=42" data-text="Saiba quais são as melhores alternativas ao uso de agrotóxicos

  
 
 

Uergs

Agricultura familiar

A menos que você não acompanhe os principais noticiários diários do país, já deve saber que existe um projeto de lei aguardando aprovação que busca flexibilizar a utilização dos agrotóxicos no país. Por causa dos possíveis riscos à saúde e à natureza e outros vários impactos do uso de agrotóxicos que o Projeto de Lei 6.299/2002 representa, ele ficou popularmente conhecido como “PL do Veneno”. Entre os riscos citados estão contaminação e o empobrecimento do solo e o desenvolvimento de doenças.

 

Devido a todos esses riscos, algumas das principais instituições brasileiras e do mundo, tais como ANVISA, Fundação Oswaldo Cruz, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Ministério da Saúde), Ibama, Instituto Nacional do Câncer, Ministério Público e ONU declararam sua posição oficial como totalmente contrárias a esse projeto. Segundo relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), agrotóxicos e outras substâncias químicas causam 193 mil mortes de pessoas por ano no mundo. Mesmo assim, a regulamentação de agrotóxicos aguarda análise no Senado.

 

Separamos, a seguir, algumas das principais e melhores alternativas ao uso de agrotóxicos,

 

Agroecologia

 

Um dos modelos de produção que podem ser adotados como alternativa ao uso desmedido de agrotóxicos em plantações é a agroecologia, cujo principal método é um estilo de agricultura mais sustentável.

 

Apesar de não ser nenhuma novidade e ser usada principalmente por pequenos agricultores, a agroecologia tem ganhado espaço como uma das opções mais viáveis por quem preocupa-se em reduzir a quantidade de agrotóxicos utilizados em plantações.

 

Nesse modelo, o uso de fertilizantes químicos é reduzido ou eliminado, dando prioridade à rotação de culturas para que o solo não perca seus nutrientes e possa permanecer produtivo sem a necessidade de produtos químicos.

 

Controle biológico

 

Outra alternativa bastante viável aos agrotóxicos é o uso de controle biológico em plantações. Ele consiste no emprego de um organismo que ataca outro que esteja causando danos às lavouras.

 

Alguns dos exemplos de maior sucesso que podem ser citador é o controle da lagarta da soja por meio do Baculovirus anticarsia pelo Centro Nacional de Pesquisa da Soja em 1983 e a eliminação do Vírus da Tristeza dos Citros, na região de Limeira, por meio de outro vírus desenvolvido no Instituto Agronômico que permitiu que as plantas se protegessem, assim como uma vacina.

 

Embora a técnica ainda não seja amplamente utilizada no Brasil devido a sua complexidade, muitos avanços têm sido conquistados em alguns cultivos.

 

Biopesticidas

 

Por fim, outra alternativa aos agrotóxicos que tem ganhado espaço são os biopesticidas, que segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) são quaisquer produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificadas que façam controle de pestes.

Assim como com os agrotóxicos, os biopesticidas também são aplicados diretamente nas plantas e atuam afastando os insetos, seja por pelo seu odor ou por causarem intoxicação. Ainda segundo a EPA, os biopesticidas são mais seguros que os agrotóxicos comuns, afetando somente pestes.

 

Nos EUA, o Departamento de Agricultura é um dos grande responsáveis por investir em tecnologias que facilitem a produção de biopesticidas, mas há também que prefira produzir seu próprio produto natural para afastar as pestes em casa. Afastar manjericão para afastar os mosquitos é um dos exemplos de biopesticidas caseiros amplamente difundidos e utilizados.







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em CIÊNCIA E SAÚDE


BRF vai recolher quase 165 toneladas de frango em todo o Brasil
A carne foi produzida nos dias 30 de outubro de 2018 e 05, 06, 07, 09, 10 e 12 de novembro de 2018 na unidade de Dourados (MS). O recolhimento do produto ocorre “em decorrência de possível presença de bactéria Salmonella enteritidis”....


Mamografias periódicas evitam mortes por câncer de mama, diz estudo
O estudo, publicado por uma revista científica internacional, está sendo destacado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para lembrar o Dia da Mamografia, a ser comemorado amanhã (5). ...


Churrascada deixa oito pessoas contaminadas por botulismo em São Miguel do Guaporé
De acordo com informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), oito pessoas passaram mal após um churrasco no último fim de semana no município de São Miguel do Guaporé...


Comunicado do Conselho Regional de Enfermagem de RO
os  profissionais de enfermagem com mais de uma inscrição no Coren, precisão  pagar somente a anuidade abrangente de maior catego...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News