Rondônia, - 06:17

 

Você está no caderno - NACIONAL
Nacional
Comitê mantém usinas termelétricas mais caras acionadas
Publicado Sexta-Feira, 14 de Setembro de 2018, às 06:08 | Fonte Amazonia.org.br 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=354115&codDep=30" data-text="Comitê mantém usinas termelétricas mais caras acionadas

  
 
 

Divulgação - Internet

 

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, ligado ao Ministério de Minas e Energia, decidiu hoje (12), em reunião extraordinária, manter o acionamento de usinas termelétricas mais caras fora da ordem de mérito, pela terceira semana seguida.

A decisão desta quarta-feira vale para as usinas com Custo Variável Unitário até R$ 766,28/MWh e vale para o período de 15 a 21 de setembro.A medida diz respeito a um conjunto de 14 usinas e reafirma decisão tomada pelo CMSE no início do mês, no dia 1° de setembro, quando acionou as usinas, após uma reunião extraordinária e, posteriormente, no dia 5 quando manteve o acionamento.

Segundo nota do comitê, que é responsável por monitorar as condições de abastecimento e o atendimento ao mercado de energia elétrica do país, o principal motivo para manter o despacho das termelétricas é o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de geração de energia no país.

A medida levou em consideração os atuais níveis de armazenamento dos subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a perspectiva até o final do mês de novembro de 2018. Também foi realizada uma análise específica do volume dos reservatórios no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e também de reservatórios de usinas de cabeceira dos rios Grande e Paranaíba, “visando a garantia de controle da cascata hidráulica e a manutenção da navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná”, infromou o CMSE.

O CMSE disse ainda que há previsão meteorológica para os próximos sete dias de precipitações entre o norte da Região Sul e o sul da Região Sudeste. Segundo o comitê, as bacias mais beneficiadas serão Iguaçu, Jacuí e Uruguai, no subsistema Sul.

O Comitê reiterou a garantia do suprimento no ano de 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas.

 

Por: Luciano Nascimento
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Sabrina Craide

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em NACIONAL


Energisa dá as costas aos consumidores de MS e é notificada pelo Procon por não atender reclamações
A empresa é campeã em reclamações no órgão e vem lucrando de forma abusiva com inúmeros aumentos nas conta de energia em MS....


Luto no mundo sertanejo: morre aos 67 anos, cantor Marciano
''É com imenso pesar que, em nota, confirmamos o falecimento do cantor Marciano, o Inimitável. Em breve, divulgaremos mais informações. Nesse momento, agradecemos o carinho de todos e pedimos orações à família.''...


Energisa revolta população da 2ª maior cidade de Mato Grosso do Sul
Energisa penaliza população de Mato Grosso do Sul com reajustes todos os meses nas contas residenciais As informações são do site Tereré News de Campo Grande/MS...


FENAJ lança, na sexta-feira, seu relatório da violência contra jornalistas
O lançamento será no auditório do Sindicato dos Jornalistas no Município do Rio de Janeiro, às 14 horas....

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News