Rondônia, - 09:30

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude se prepara para a XVII assembleia arquidiocesana da região pastoral Porto Velho
Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17)...
Publicado Segunda-Feira, 3 de Setembro de 2018, às 14:13 | Fonte Arquidiocese de Porto Velho 0
https://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=353524&codDep=67" data-text=" Pastoral da Juventude se prepara para a XVII assembleia arquidiocesana da região pastoral Porto Velho

  
 
 

 

Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17), a pastoral da juventude, região Porto Velho realizará nos dias 07 a 09 de setembro a XVII assembleia arquidiocesana da pastoral da juventude (AAPJ) – região pastoral Porto Velho.

 

O que é a AAPJ?

A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Região Pastoral Porto Velho/RO, é a instância máxima, soberana e legítima desta Pastoral, na Igreja Particular de Porto Velho, demais Municípios e Distritos que compõe esta Região Pastoral, com o fim de tratar os assuntos referentes a Pastoral da Juventude, onde se acorda em definir objetivo geral, desafios, prioridades, encaminhamentos, projetos e atividades, bem como eleger a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude para o próximo biênio, estabelecendo assim um planejamento com suas prioridades, segundo o Plano Pastoral Arquidiocesano. É um ponto de chegada, de olhar o caminho percorrido e avaliar; ela é, também e, sobretudo, um ponto de partida, ponto de construção do novo e ponto de celebrar a fé.

A coordenação arquidiocesana em preparação para esta atividade realizou um concurso para definir o cartaz e hino da XVII AAPJ, com a finalidade dos jovens também construírem o caminho para tal atividade.

 

O Hino – A[barca]mento

 

Após o processo de seleção, o hino selecionado é de autoria da jovem Laíssa Pereira, que explicou o que a motivou e os significados do hino:

 

"Durante os dias 01 a 03 de junho de 2018, estávamos reunidxs na cidade de Cacoal/Rondônia para a Assembleia Regional da Pastoral da Juventude do Regional Noroeste (ARPJ). Iluminadxs pelo tema: "Juventude, resistência e cuidado", e pelo lema "No encontro dos rios contemplamos o rosto jovem de Deus, caminho para o discipulado" e encorajadxs pela iluminação bíblica: "o meu desejo é a vida do meu povo" (Ester 7,3).

Foram dias de muita construção, partilha, gratidão e clamores dos grupos de base. A partir desses sentimentos, que marcaram a XI ARPJ, e me marcaram profundamente é que brota o Hino para a XVII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude Região Pastoral de Porto Velho (AAPJ), na tentativa de fazer uma ponte entre os diálogos, tema, lema e iluminação bíblica da Assembleia Regional e Arquidiocesana. Busquei expressar na música e no título o que é ser Juventudes neste chão da Amazônia, que é o nosso lugar de fala. No título A[barca]mento, que carrega o sentido literal de abarcar, também traz consigo o abraçar/pertencer à caminhada da PJ Arquidiocesana, as juventudes, de maneira especial a juventude ribeirinha, em alusão ao barco, fazendo presente as nossas bases." Concluiu Laíssa.

Confira aqui o hino com a letra

 

O Cartaz

 

O cartaz, também escolhido por processo de seleção foi construído pelo jovem Jaílson Ferreira, ele conta os símbolos que o compõe:

 

O cartaz da XVII AAPJ tem a representação de jovens dançando alegremente em um encontro com o próximo, levando a palavra de Deus como seu principal instrumento de Evangelização, e assim trilhando o caminho rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida aos jovens de todo o mundo.

O círculo em volta da imagem é a forma perfeita, e traz referência da logo da PJ, na qual todos são iguais e têm a mesma importância na caminhada, além de representar os encontros dos grupos de bases, onde se colocam em círculos não deixando ninguém de fora, assim todos podem ter voz e vez.

O cartaz traz alguns detalhes, como as folhas que representam a castanheira, árvore que tem vida longa e grande resistência, assim deve ser nossa caminhada Pastoral, e também traz um grafismo indígena nas pontas, que tem significado “festa para todos”, assim retratando que nossa caminhada é como uma festa, e todos são convidados a participar do banquete do Senhor."

"Amar, nos leva à “Civilização do Amor”, a sermos construtores do Reino de Deus e transmissores do cuidado, respeito, da luta pela justiça de uma vida digna e por condições básicas para todos, assim, o amor se faz presente no encontro da juventude, levando esperança aqueles que compreendem o chamado da vocação, concluiu Jaílson Ferreira

 

Conselhos setoriais

 

Considerando ainda o processo de preparação para a assembleia, outro processo de construção são os conselhos setoriais, realizados durante o mês de agosto para que os jovens tenham participação nos passos que serão pautados durante a assembleia.  Os conselhos são de suma importância para que os jovens apontem os desafios e prioridades de acordo com sua especifica realidade.

 

 Oração

 

A oração foi escrita pelo arcebispo dom Roque Paloschi:

 

Oração XVII AAPJ – Região Porto Velho

Deus Pai, Filho e Espirito Santo, louvamos e bendizemos pela presença da Pastoral da Juventude nesta igreja particular de Porto Velho.

Abri os nossos olhos, para ver e reconhecer a realidade juvenil, seus clamores e esperanças e, em plena conversão pastoral oportunizar que as juventudes sejam cada vez mais Sal e Luz em nosso meio.

Mestre, ajudai os jovens para que possam integrados nas suas Comunidades Eclesiais de Base, comprometer-se e arriscar-se com a construção de uma nova sociedade, anunciando e testemunhando a alegria do evangelho e a defesa deste chão amazônico.

Que o Espirito Santo nos impulsionem para que cada encontro de base seja verdadeiro espaço de crescimento na fé, fonte de diálogo e partilha, como águas que transformam e promovem a vida, especialmente dos jovens e dos empobrecidos.

Que Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira desta Arquidiocese, seja companheira nessa caminhada para que a voz do Teu filho Jesus ecoe em nosso coração: “Se vocês compreenderam isso e puserem em prática, serão felizes” (Jo 13, 17).

Amém!

Para a coordenação da pastoral da juventude é importante que todos os grupos de base, paróquias, comunidades estejam em comunhão e sintonia por esta atividade, que sobretudo rezem e acreditem nas juventudes.

 

Informações: Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude - Região Porto Velho

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Seminário A Cidade é Nossa aprova Carta pelo Direito à Cidade
O evento aprovou a Carta pelo Direito à Cidade, documento de posição e contribuição das organizações e pastorais presentes, que será entregue à Equipe Técnica Municipal, grupo da Prefeitura responsável pela coordenação da revisão do Plano Diretor P...


Fazenda da Esperança será instalada em Alto Paraíso - Rondônia
A Arquidiocese de Porto Velho está com um projeto de instalação da Fazenda da Esperança na cidade de Alto Paraíso, coordenada pelo padre Leylson, da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora....


23º Assembleia de Pastoral Arquidiocesana de Porto Velho
Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceu em Ariquemes, na paróquia São Francisco de Assis a 23º Assembleia de Pastoral Arquidiocesana (APA), com o tema: “Amazônia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, coordenadores de pastorais...


Dia Nacional da Juventude é celebrado em Porto Velho
No último domingo, dia 21 de outubro, foi realizado no Instituto Maria Auxiliadora, o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que teve como tema: “Juventude construindo uma cultura de paz” e como lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz,...

 


ADS NEWS 3




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News