Rondônia, - 09:04

 

Você está no caderno - Espiritualidade e Religião
Pastoral da Juventude
Pastoral da Juventude se prepara para a XVII assembleia arquidiocesana da região pastoral Porto Velho
Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17)...
Publicado Segunda-Feira, 3 de Setembro de 2018, às 14:13 | Fonte Arquidiocese de Porto Velho 0

  
 
 

 

Com o tema: No encontro das Juventudes, a esperança e o reino acontecem e inspirados pelo lema: “Se vocês compreenderam isso e puserem em pratica, serão felizes” (Jo 13,17), a pastoral da juventude, região Porto Velho realizará nos dias 07 a 09 de setembro a XVII assembleia arquidiocesana da pastoral da juventude (AAPJ) – região pastoral Porto Velho.

 

O que é a AAPJ?

A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Região Pastoral Porto Velho/RO, é a instância máxima, soberana e legítima desta Pastoral, na Igreja Particular de Porto Velho, demais Municípios e Distritos que compõe esta Região Pastoral, com o fim de tratar os assuntos referentes a Pastoral da Juventude, onde se acorda em definir objetivo geral, desafios, prioridades, encaminhamentos, projetos e atividades, bem como eleger a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude para o próximo biênio, estabelecendo assim um planejamento com suas prioridades, segundo o Plano Pastoral Arquidiocesano. É um ponto de chegada, de olhar o caminho percorrido e avaliar; ela é, também e, sobretudo, um ponto de partida, ponto de construção do novo e ponto de celebrar a fé.

A coordenação arquidiocesana em preparação para esta atividade realizou um concurso para definir o cartaz e hino da XVII AAPJ, com a finalidade dos jovens também construírem o caminho para tal atividade.

 

O Hino – A[barca]mento

 

Após o processo de seleção, o hino selecionado é de autoria da jovem Laíssa Pereira, que explicou o que a motivou e os significados do hino:

 

"Durante os dias 01 a 03 de junho de 2018, estávamos reunidxs na cidade de Cacoal/Rondônia para a Assembleia Regional da Pastoral da Juventude do Regional Noroeste (ARPJ). Iluminadxs pelo tema: "Juventude, resistência e cuidado", e pelo lema "No encontro dos rios contemplamos o rosto jovem de Deus, caminho para o discipulado" e encorajadxs pela iluminação bíblica: "o meu desejo é a vida do meu povo" (Ester 7,3).

Foram dias de muita construção, partilha, gratidão e clamores dos grupos de base. A partir desses sentimentos, que marcaram a XI ARPJ, e me marcaram profundamente é que brota o Hino para a XVII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude Região Pastoral de Porto Velho (AAPJ), na tentativa de fazer uma ponte entre os diálogos, tema, lema e iluminação bíblica da Assembleia Regional e Arquidiocesana. Busquei expressar na música e no título o que é ser Juventudes neste chão da Amazônia, que é o nosso lugar de fala. No título A[barca]mento, que carrega o sentido literal de abarcar, também traz consigo o abraçar/pertencer à caminhada da PJ Arquidiocesana, as juventudes, de maneira especial a juventude ribeirinha, em alusão ao barco, fazendo presente as nossas bases." Concluiu Laíssa.

Confira aqui o hino com a letra

 

O Cartaz

 

O cartaz, também escolhido por processo de seleção foi construído pelo jovem Jaílson Ferreira, ele conta os símbolos que o compõe:

 

O cartaz da XVII AAPJ tem a representação de jovens dançando alegremente em um encontro com o próximo, levando a palavra de Deus como seu principal instrumento de Evangelização, e assim trilhando o caminho rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida aos jovens de todo o mundo.

O círculo em volta da imagem é a forma perfeita, e traz referência da logo da PJ, na qual todos são iguais e têm a mesma importância na caminhada, além de representar os encontros dos grupos de bases, onde se colocam em círculos não deixando ninguém de fora, assim todos podem ter voz e vez.

O cartaz traz alguns detalhes, como as folhas que representam a castanheira, árvore que tem vida longa e grande resistência, assim deve ser nossa caminhada Pastoral, e também traz um grafismo indígena nas pontas, que tem significado “festa para todos”, assim retratando que nossa caminhada é como uma festa, e todos são convidados a participar do banquete do Senhor."

"Amar, nos leva à “Civilização do Amor”, a sermos construtores do Reino de Deus e transmissores do cuidado, respeito, da luta pela justiça de uma vida digna e por condições básicas para todos, assim, o amor se faz presente no encontro da juventude, levando esperança aqueles que compreendem o chamado da vocação, concluiu Jaílson Ferreira

 

Conselhos setoriais

 

Considerando ainda o processo de preparação para a assembleia, outro processo de construção são os conselhos setoriais, realizados durante o mês de agosto para que os jovens tenham participação nos passos que serão pautados durante a assembleia.  Os conselhos são de suma importância para que os jovens apontem os desafios e prioridades de acordo com sua especifica realidade.

 

 Oração

 

A oração foi escrita pelo arcebispo dom Roque Paloschi:

 

Oração XVII AAPJ – Região Porto Velho

Deus Pai, Filho e Espirito Santo, louvamos e bendizemos pela presença da Pastoral da Juventude nesta igreja particular de Porto Velho.

Abri os nossos olhos, para ver e reconhecer a realidade juvenil, seus clamores e esperanças e, em plena conversão pastoral oportunizar que as juventudes sejam cada vez mais Sal e Luz em nosso meio.

Mestre, ajudai os jovens para que possam integrados nas suas Comunidades Eclesiais de Base, comprometer-se e arriscar-se com a construção de uma nova sociedade, anunciando e testemunhando a alegria do evangelho e a defesa deste chão amazônico.

Que o Espirito Santo nos impulsionem para que cada encontro de base seja verdadeiro espaço de crescimento na fé, fonte de diálogo e partilha, como águas que transformam e promovem a vida, especialmente dos jovens e dos empobrecidos.

Que Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira desta Arquidiocese, seja companheira nessa caminhada para que a voz do Teu filho Jesus ecoe em nosso coração: “Se vocês compreenderam isso e puserem em prática, serão felizes” (Jo 13, 17).

Amém!

Para a coordenação da pastoral da juventude é importante que todos os grupos de base, paróquias, comunidades estejam em comunhão e sintonia por esta atividade, que sobretudo rezem e acreditem nas juventudes.

 

Informações: Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude - Região Porto Velho

 







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

ADS NEWS 5

Veja também em Espiritualidade e Religião


Papa Francisco pede a estudantes que deixem o vício do celular
Francisco diz que ''o telefone celular é uma droga'' ...


Papa reconhece milagres de padre mineiro que pode virar santo brasileiro
Religioso brasileiro era devoto de Nossa Senhora Aparecida...


A Divina Mensagem da Cruz
Certa vez, numa de minhas orações a Deus, na esperança filial de merecer Sua piedosa atenção, lembrei-me do grande esforço empreendido por Alziro Zarur...


Cimi: Lançamento do Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017
O Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil – Dados 2017, publicação do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) foi lançado na última sexta-feira (30), no Centro de Pastoral, em Porto Velho....

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News