Rondônia, - 15:06

 

Você está no caderno - Artigos
Diga não ao crime organizado
Nesta eleição, caro leitor, diga não ao crime organizado
Vale a qualidade Muito natural a programação de fala do consagrado pesquisador estadunidense Thomas Lovejoy abrindo a oficina “As..
Publicado Segunda-Feira, 27 de Agosto de 2018, às 18:00 | Fonte Carlos Sperança 0

 
 

 

Vale a qualidade

Muito natural a programação de fala do consagrado pesquisador estadunidense Thomas Lovejoy abrindo a oficina “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), evento organizado em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Wilson Center.

Nem só pelo pioneirismo no emprego de conceitos hoje utilizados largamente, como “biodiversidade” e suas variações, só o fato de ter estado pela primeira vez na região em 1965 e conhecê-la bem melhor do que muitos brasileiros nascidos antes e depois desse ano, o que falta em muitos candidatos a todos os postos eletivos no pleito deste ano sobra nesse cientista: conhecimento do terreno e fartura de propostas resolutivas.

Há um nacionalismo tacanho que rejeita os ambientalistas estrangeiros como se fossem oportunistas gananciosos e inimigos da Pátria, quando, noves fora, é o nacionalismo arrogante que trai a região ao desqualificar os conceitos, a importância e a contribuição teórica e prática de quem se dedica à pesquisa, elementos Lovejoy encarna como ninguém. Para ele, a Amazônia é a maior biblioteca de diversidade natural do mundo.

…………………………………..

As formiguinhas

Nos primeiros dias de formiguinhas nas ruas, na atual campanha eleitoral, as candidatas Mariana Carvalho (PSDB) e Marinha Raupp (MDB) arrebentaram a boca do balão nos principais cruzamentos da cidade com dezenas delas agitando bandeirinhas. Numa cidade com elevada taxa de desemprego a atividade veio a calhar.

Barriga de aluguel

A mulherada da capital não esta nada satisfeita com o Partido das Mulheres, usado como barriga de aluguel pelos homens para a disputa dos casgos eletivos em Rondônia. Tanto o representante ao governo, como seu vive e o candidato ao Senado são homens. É muita desfaçatez. Não usaram nem o cargo de vice para disfarçar a coisa. A chiadeira é grande.

Baita vice

Passados os primeiros dias de campanha estou convencido que o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) foi uma excelente opção como escolha de vice. Dos nomes que eu conheço é o que mais agrega ao seu candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT). Com baita sensibilidade política e cumprindo agendas cheias, encorpou muito a campanha da sua aliança.

A interiorização

Numa jornada onde já tem algumas zebras trotando, ter redutos também no interior do estado pode fazer a diferença na peleja das oito cadeiras a Câmara dos Deputados entre os candidatos da capital. Neste sentido Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (PSDB) podem até perder a parada para Léo Moraes (Podemos) em Porto Velho, mas levam boa vantagem no confronto com Leo no interior.

Imagine Rondônia

Rondônia nunca mais teve a qualidade da sua primeira legislatura na Assembléia Legislativa, de onde saíram governadores e senadores graças ao prestígio conquistado. Eu fico sonhando em resgatar a combatividade e a credibilidade em nosso Parlamento estadual nas eleições de outubro onde as vacas de presépio têm feito morada nas últimas décadas.   

 







Veja também em Artigos


O crime decide se nós vamos viver + Falta equipes para o novo hospital + Mariana pede 2 bi para vacina de Oxford
DE DENTRO DAS CADEIAS, O CRIME DECIDE SE NÓS, AQUI FORA, VAMOS VIVER OU MORRER......


Semana decisiva de Hildon Chaves + Um caso de maldade + Olho no vizinho! + Maconha peruana
A questão elementar sobre a Amazônia, feita pelo menos desde que sementes de seringueira foram contrabandeadas para o Jardim Botânico Real inglês pelo biopirata Henry Wickham...


País invertebrado + Os predadores + Setor cultural + A renovação
Na canção “Ciranda da Bailarina”, Chico Buarque e Edu Lobo idealizam a perfeição feminina......


A maconha avança + Os negócios imobiliários + A substituição de Hildon + Fala Vidente!
São duas notícias – qual irá circular mais rápida e amplamente?......

 




 
 
 
 
EMRONDONIA.COM

Tereré News